EAP 2021: relato de caso de um bebê com cisto valecular

No EAP 2021, foi relatado o caso de um lactente de três meses com quadro de estridor e déficit de crescimento causados por cisto valecular.

O cisto valecular é um cisto laríngeo unilocular raro que pode causar obstrução das vias aéreas superiores. No European Academy of Pediatrics Congress (EAP 2021), Amal Al-Naimi, Manasik Hassan e Ahmed Alhammadi relataram um caso ocorrido em Doha, Qatar, de um lactente de três meses com quadro de estridor e déficit de crescimento causados por um cisto valecular.

bebê em uti após tirar cisto valecular

Relato de caso

O paciente, um bebê do sexo masculino, foi atendido no ambulatório de neurologia para avaliação de hipotonia. Ao exame, encontrava-se com importante de déficit de crescimento, história de engasgos repetidos com a alimentação e apresentava estridor inspiratório associado a cianose, sendo imediatamente internado para avaliação e realização de exames complementares.

Uma equipe multidisciplinar, composta por especialistas em pediatria geral, neurologia, pneumologia, otorrinolaringologia, nutrição e fonoaudiologia avaliou o paciente.

Uma broncoscopia flexível foi realizada, mostrando um cisto valecular, com laringe e traqueia normais. Esse cisto foi removido imediatamente pela otorrinolaringologia. A avaliação histopatológica do cisto mostrou tecido conjuntivo coberto por epitélio escamoso não queratinizado com congestão vascular e inflamação crônica, compatível com o diagnóstico de cisto valecular.

O paciente recebeu alta hospitalar em bom estado geral. Compareceu à consulta ambulatorial de rotina, com boa evolução, sem estridor residual, defeito de deglutição ou hipotonia.

Cisto valecular

O cisto valecular é um raro cisto laríngeo unilocular congênito que surge abaixo da mucosa da valécula. Ele contém líquido claro e é composto por epitélio respiratório. A maioria dos casos relatados é de bebês nascidos a termo que apresentaram estridor, dificuldade respiratória, problemas de alimentação e deficiência de crescimento durante as primeiras semanas de vida.

O tratamento definitivo consiste em laringobroncoscopia direta com remoção cirúrgica imediata. Os autores destacaram que o diagnóstico tardio do presente caso ocorreu devido ao baixo índice de suspeita. Dessa forma, ressaltam que crianças que apresentam estridor desde o nascimento precisam de revisão imediata em um centro pediátrico especializado para possível avaliação direta das vias aéreas.

Veja mais do congresso:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.