ECCMID 2021: testes para Covid-19, testagem tripla de IST e outros destaques do congresso

Confira os principais destaques do European Congress of Clinical Microbiology & Infectious Diseases (ECCMID 2021).

Na última semana, aconteceu o European Congress of Clinical Microbiology & Infectious Diseases (ECCMID 2021), o principal congressos de infectologia da Europa.

Confira os principais destaques da nossa cobertura do evento!

imagem digital de organismos resistentes

ECCMID 2021

O painel apresentou um estudo de coorte prospectivo, conduzido com homens que fazem sexo com homens, que avaliou o diagnóstico com uma estratégia de testagem de infecções por clamídia e gonococo em amostras de swabs faríngeos, retais e de amostras de urina autocoletadas. Os resultados mostraram que a testagem tripla aumentou muito o diagnóstico de infecções assintomáticas. Saiba mais aqui.

Uma sessão abordou estratégias para redução de infecções relacionadas à assistência à saúde. Um dos pontos abordados foi o uso de probióticos para erradicação de colonização por VRE, com um estudo realizado que não apresentou diferença estatística comparado ao placebo.

Outro ponto foi a apresentação do estudo ASPIRE-SSI, que concluiu que para o rastreio pré-cirúrgico de Staphylococcus aureus, o status de colonização nasal é o mais relevante, mas pesquisa de colonização em áreas extranasais pode ser uma estratégia para identificar os pacientes que estão sob maior risco de infecção pós-cirúrgica.

Por fim, um outro estudo avaliou o impacto da implementação de um bundle para prevenção de pneumonia hospitalar não relacionada à ventilação mecânica. Nos locais implementados, houve uma redução de 40% na incidência de pneumonia não PAV.

Confira os detalhes no texto.

Infecções do trato urinário são mais prevalentes em mulheres do que em homens. Um estudo apresentado avaliou os padrões de prescrição de antibióticos em períodos antes e depois de nota da FDA, de 2016, sobre eventos adversos graves associados à prescrição de fluoroquinolonas. Segundo os resultados, a ampliação do conhecimento parece ter tido impacto na redução da prescrição dessa classe de antimicrobianos, mas cursos mais longos de tratamento ainda são frequentes.

Um segundo estudo avaliou o uso de ertapenem em comparação com meropenem em pacientes transplantados renais com bacteremia por enterobactéria produtora de ESBL, mas sem doença grave. Na análise ajustada, não houve diferença na proporção de cura clínica em 14 dias entre os pacientes.

Saiba mais no texto completo.

A população geriátrica é considerada uma população especial no contexto de doenças infecciosas. Uma sessão do congresso apresentou alguns estudos sobre o tratamento de bacteremias em idosos. Segundo eles, uma parte significativa delas poderia ser prevenida por remoção de cateteres vesicais desnecessários e aplicação de medidas de cuidado com cateter naqueles em que a manutenção é indicada. Veja mais detalhes aqui.

Embora muito utilizada, a administração de antibióticos por via intravenosa está associada a eventos adversos, por isso a via subcutânea se mostra útil em alguns casos. O painel que abordou o tema, concluiu que antibióticos tempo-dependentes podem ser utilizados, com maior experiência com o uso de ceftriaxone, ertapenem e teicoplanina. Já antibióticos concentração-dependentes, como aminoglicosídeos, não podem ser administrados por essa via. Veja mais no texto completo.

Os guidelines de endocardite não abordam especificamente idosos. Por esse motivo, a apresentação sobre o tema procurou mostrar formas de otimizar as recomendações existentes para serem aplicadas em pacientes geriátricos, como: preferir monoterapia; caso terapia combinada seja necessária, evitar aminoglicosídeos; fazer uso criterioso de infusões contínuas; e monitorar os níveis séricos do antibiótico selecionado. Confira o texto aqui.

No Brasil, a Candida auris é um organismo de notificação obrigatória à Anvisa. Até o momento, foram identificados 323 isolados de C. auris de amostras clínicas no mundo. Destas, 90% eram resistentes a pelo menos um antifúngico e 30% eram resistentes a pelo menos duas classes de antifúngicos. Veja mais sobre sua importância no artigo completo.

Embora a realização de RT-PCR em swabs nasofaríngeos seja considerado o método padrão-ouro para diagnóstico da Covid-19, os testes rápidos de antígenos foram desenvolvidos para permitir a tomada rápida de decisão. Uma sessão do congresso apresentou alguns estudos sobre os dois métodos diagnósticos. A sensibilidade dos testes de antígeno foi menor do que os exames de RT-PCR tanto em swabs nasofaríngeos quanto em amostras salivares, por isso o seu uso não é indicado em pacientes hospitalizados. Veja mais no texto sobre o tema.

A pneumonia causada por Pneumocystis jirovecii é uma condição potencialmente grave. Um painel discutiu as características da infecção e manejo em pacientes HIV negativos. Entre os pontos, podemos destacar: a sintomatologia, que tende a ser mais sutil (tríade clássica de febre, dispneia e tosse presente somente em 34% dos casos); a sensibilidade de exames de escarro induzido, que é menor do que em pacientes com HIV, e por isso deve-se dar preferência a amostras de lavado broncoalveolar para realização de imunofluorescência; e o tratamento de escolha que é o sulfametoxazol-trimetoprim por pelo menos duas semanas. Veja os outros destaques aqui.

Um outro painel do evento apresentou as principais recomendações para prevenção de endocardite. O documento mais recente da AHA (2021) recomenda profilaxia em procedimentos dentários em grupos considerados de alto risco: portadores de valva cardíaca protética ou outros dispositivos cardíacos implantáveis, indivíduos com endocardite prévia ou recorrente, doença cardíaca congênita e receptores de transplante cardíaco. Saiba mais no texto completo.

A infecção pelo CMV é a infecção congênita mais comum no mundo. Uma sessão abordou pontos principais do diagnóstico e tratamento. Segundo os palestrantes, na gestação, o diagnóstico de infecção primária se baseia em métodos sorológicos. Após a confirmação, é indicado realizar amniocentese para diagnóstico fetal. As medicações utilizadas para o tratamento de recém-nascidos sintomáticos são o ganciclovir e o valganciclovir. Veja outros pontos e discussões no artigo completo.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.