Leia mais:
Leia mais:
Novas diretrizes para o complexo de esclerose tuberosa
Aprovado novo tratamento para HIV no Brasil
Quiz: homem com nódulos no couro cabeludo. Qual o diagnóstico?
Dia Mundial da Luta contra a AIDS: Quais os avanços e desafios no ano de 2021?
Quais são as recomendações para exames oftalmológicos em crianças menores de 5 anos?

Economia coletiva para saúde: mais que uma tendência, uma realidade

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

É fato que o consumo colaborativo se tornou uma poderosa força econômica e cultural para a nossa sociedade. Podemos observar cada vez mais empresas de compartilhamento de carros, hospedagens, roupas e acessórios, e agora também de ambientes para consultas médicas. Sim, já é possível encontrar profissionais da saúde dividindo o mesmo ambiente de trabalho.

A meu ver, esse é um movimento que tem se provado duradouro, abrangente e revolucionário, e tem provocado mudanças não só em diversos setores da economia, mas também na forma como as pessoas consomem produtos e serviços.

Devido à instabilidade financeira que o país ainda vive, esses modelos têm proporcionado novas formas de renda e emprego por meio da prestação de serviços sob demanda, diminuindo o consumo excessivo e aumentando a variedade de opções disponíveis no mercado por um preço mais justo.

Consultório do futuro: já pensou em apostar nessa tendência?

Um levantamento realizado no Brasil pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que as modalidades de consumo colaborativo mais conhecidas e utilizadas pelos brasileiros são o aluguel de casas e apartamentos em contato direto com o proprietário (40%), caronas para o trabalho ou faculdade (39%) e aluguel de roupas (31%).

Com base nesses dados, conseguimos ver que essa é uma tendência que criou corpo e avança a passos largos. No Brasil, por exemplo, para os profissionais de saúde que não tem budget suficiente para manter um consultório e para aqueles que buscam fugir dos padrões tradicionais, é uma iniciativa que proporciona muitos benefícios, como flexibilidade para criar a agenda de consultas; vantagem financeira, pois o profissional só paga pelos minutos utilizados (pay-per-use); além de trocar experiências e indicações de pacientes com outros especialistas.

Por fim, tenho certeza que veremos outros segmentos surfarem na onda da colaboratividade. No que diz respeito a área médica, posso dizer que veremos cada vez mais consultórios integrados aos espaços compartilhados e que possuam o propósito de oferecer ao paciente uma experiência única de atendimento. Vale ficar atento!

*Artigo escrito por Claudio Mifano, CEO e co-fundador da Livance, solução de consultório flexível para os profissionais da área da saúde.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.