Eculizumab aprovado para Neuromielite Óptica

Eculizumab está indicado para tratar adultos diagnosticados dentro do espectro neuromielite óptica (NMOSD) que são soropositivos para anti-AQP4.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Acaba de ser aprovado pelo FDA, o primeiro tratamento específico para Neuromielite Óptica (NMO), condição desmielinizante também conhecida como doença de Devic. Trata-se do anticorpo monoclonal humanizado Eculizumab (Soliris, Alexion Pharmaceuticals).

Esta é uma condição debilitante, que afeta profundamente a vida dos pacientes, frequentemente os jovens. Até o momento vem sendo tratada com imunossupressores inespecíficos. Por isso, essa notícia tende a mudar o cenário destes pacientes.

No estudo multicêntrico PREVENT, que motivou essa aprovação pelo FDA, 43% dos pacientes do grupo placebo tiveram recidivas, contra apenas 3% daqueles que receberam eculizumab intravenoso.

Sobre a doença

NMO é uma desordem autoimune do sistema nervoso central, onde os astrócitos são acometidos, afetando principalmente mulheres. Pode gerar sintomas neurológicos diversos, desde os típicos neurite óptica (perda visual dolorosa) e mielite (esta podendo gerar sintomas motores, sensitivos e esfincterianos), até também outros quadros como síndrome de área postrema, que inclui vômitos e soluços, por exemplo.

Mesmo que não haja todos estes sintomas, a presença de apenas alguns deles associados à positividade do anticorpo anti-aquaporina-4 (AQP4) – que é o marcador biológico desta doença, presente em cerca de 70% dos pacientes – , pode levar ao diagnóstico do espectro desta doença (NMO spectrum disorder, NMOSD).

Nos EUA, 4.000 a 8.000 pacientes são afetados. Estima-se que no Brasil haja cerca de 3500 a 7000 pessoas com essa condição, muitos deles subdiagnosticados.

Veja mais sobre a doença:  O que você tem a ver com a neuromielite óptica?

Como funciona o novo remédio?

O eculizumab é um inibidor do complemento C5. Ao longo de 48 semanas do trial citado acima, o tratamento com eculizumab reduziu o número de recaídas NMOSD em 94% em comparação com o tratamento com placebo.

Como em todos os imunomodulares e imunossupressores, foi avaliado o risco de infecções e constatou-se que infecção do trato respiratório superior, nasofaringite, diarreia e dor nas costas foram os eventos adversos mais comumente relatados no estudo. Além disso, a aprovação pelo FDA veio com um aviso de alerta para infecções meningocócicas graves e possivelmente letais, embora nenhum caso tenha sido observado no estudo original.

Mais informações sobre esse medicamento: Uma nova alternativa para a Neuromielite Óptica? [AAN 2019]

A nova medicação está atualmente sob revisão na União Européia e deverá ocorrer no Japão ainda este ano. No Brasil, ainda não há previsão de aprovação pela ANVISA. Outras medicações para a NMOSD estão em fase de pesquisa e logo devemos ter mais novidades.

Outras doenças semelhantes a essa são a Esclerose Múltipla e a Monem.

 

Referências: 

  • Pittock et al. Eculizumab in Aquaporin-4–Positive Neuromyelitis Optica Spectrum Disorder. NEJM 2019. https://www.nejm.org/doi/10.1056/NEJMoa1900866
  • https://www.medscape.com/viewarticle/914978?src=android&devicetype=android&osversion=8.0.0&appversion=6.0.3&src=medscapeapp-android&ref=share#vp_2

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades