Educação médica: métodos de ensino precisam mudar?

A versão de 2016 do exame de avaliação do Cremesp trouxe mais uma vez um alerta sobre a educação médica: algo precisa mudar.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

A versão de 2016 do exame de avaliação do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) trouxe mais uma vez um alerta sobre a educação médica: algo precisa mudar. Em dez anos, esta foi a nona vez que mais de 50% dos recém-formados que realizaram a prova foram reprovados. Os resultados foram divulgados no início deste ano e mostraram que dos 2.677 médicos, 1.511 (56%) não conseguiram acertar 72 das 120 questões.

Entre os erros estavam coisas básicas, como: não conseguir interpretar uma radiografia (80%), nem uma tomografia abdominal (63%); e não saber o manejo correto em um paciente com crise hipertensiva (70%). O pior desempenho esteve entre os que cursaram faculdades privadas, chegando a 66% de reprovação entre estes. Porém, no ensino público, houve um aumento de reprovação em comparação ao exame de 2015, de 26,4% para 37,8%.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Diante desse cenário, é possível dizer que o problema está na educação médica? Alguns profissionais acreditam que sim. Apesar de serem os dados de um único estado, eles podem refletir a realidade do ensino brasileiro, já que costuma ser baseado na linha tradicional em que o professor fala e aluno escuta – e que já não tem tanto resultado.

Para Alexandre Holthausen, diretor da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, São Paulo, em entrevista à Revista Isto É, os formatos ideais são aqueles onde o professor incentiva a solução de casos a partir das informações passadas aos alunos. Segundo ele, esse é um dos aspectos essenciais, já que os resultados vem mostrando que muitos dos novos médicos não conseguem associar os dados para formular um diagnóstico.

A prova do Cremesp não é obrigatória para a concessão de registro, apesar de ter sido entre 2012 e 2014 por resolução da entidade, devido a uma liminar da Justiça Federal contrária a provas como exigência.  Ainda assim, ela é critério para acesso a programas de Residência Médica, concursos públicos e contratação em diversas instituições do estado.

Veja também: ‘O que mudou nos jovens médicos?’

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades