Efeito da administração materna de O² na pressão parcial de oxigênio venosa do cordão umbilical

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Durante o trabalho de parto, muitas vezes é necessário administrar oxigênio para a gestante, tanto para bem estar materno, quanto para garantir o aporte de oxigênio para feto. Mas existem poucos estudos sobre a segurança no tempo e dose de oxigênio administrado. Por isso hoje trago um artigo com este tema para discussão.

pressão parcial

Estudo

Em maio de 2022 foi publicado um estudo de caso-controle randomizado no American Journal of Obstetrics and Gynecology, com o objetivo de avaliar o efeito da administração materna de oxigênio de alta concentração e de longa duração, durante o trabalho de parto na pressão parcial de oxigênio venosa do cordão umbilical.

Os autores incluíram mulheres com cardiotocografia categoria 1 e em trabalho de parto. Elas foram randomizadas em uma proporção de 1:1 para oxigênio ou ar ambiente. O grupo de oxigênio recebeu 10L de oxigênio por minuto por máscara facial simples apertada até o parto. O grupo de ar ambiente recebeu apenas ar ambiente sem máscara facial. O desfecho primário foi a pressão parcial venosa de oxigênio do cordão umbilical.

Um total de 661 mulheres foram triadas pelos autores e 521 foram excluídas; 140 participantes com cardiotocografia categoria 01 foram inscritas e randomizadas para oxigênio (N = 70) ou ar ambiente (N = 70). Um total de 135 mulheres com gases venosos e arteriais do cordão umbilical validados foram incluídas nas análises de pressão parcial de oxigênio e pH arterial do cordão umbilical. Todas as 140 mulheres foram incluídas na análise da cardiotocografia. As características basais foram semelhantes entre os grupos oxigênio e ar ambiente. A duração da exposição ao oxigênio foi de cerca de 322 ± 147 minutos. Não houve diferenças entre os grupos oxigênio e ar ambiente na pressão parcial de oxigênio venosa do cordão umbilical (diferença média de 1,1 mmHg, intervalo de confiança de 95% -1,0 a 3,2; P = 0,318), ou a proporção de participantes com coração fetal de categoria II traçados de taxa (81,4% versus 78,6%, risco relativo 1,04, intervalo de confiança de 95% 0,88 a 1,22; P = 0,672). No entanto, o pH arterial do cordão umbilical foi significativamente menor no grupo oxigênio do que no grupo ar ambiente (mediana 7,23, intervalo interquartil 7,20 – 7,27 versus mediana 7,27, intervalo interquartil 7,20 – 7,30; P = 0,005).

Conclusão

A partir desse estudo, os autores concluíram que a administração materna de oxigênio de alta concentração e de longa duração durante o trabalho de parto não afeta a pressão parcial de oxigênio venosa do cordão umbilical ou a distribuição do padrão de frequência cardíaca fetal, mas resultou em uma deterioração do pH arterial do cordão umbilical ao nascimento. Portanto devemos administrar oxigênio para a gestante em trabalho de parto apenas quando necessário, não podendo ser rotina nas maternidades.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Chuai Y, Jiang W, Zhang L, Chuai F, Sun X, Peng K, Gao J, Dong T, Chen L, Yao Y. Effect of long-duration oxygen vs room air during labor on umbilical cord venous partial pressure of oxygen: a randomized controlled trial. Am J Obstet Gynecol. 2022 May 14:S0002-9378(22)00373-8. doi: 10.1016/j.ajog.2022.05.028. Epub ahead of print. PMID: 35580635.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.