Efeito da dexametasona perioperatória na glicemia de pacientes submetidos a cirurgias eletivas não-cardíacas

Dexametasona é um medicamento usado na indução anestésica como primeira linha para profilaxia de náuseas e vômitos no período pós-operatório. Saiba mais.

A dexametasona é um medicamento largamente utilizado na indução anestésica como primeira linha para profilaxia de náuseas e vômitos para o período pós-operatório e alguns estudos mostram que o seu uso está associado à hiperglicemia. Estudos observacionais mostram que a hiperglicemia durante o período perioperatório está associada a maior risco de infecção de ferida operatória, pneumonia, sepse e eventos adversos cardiovasculares.

dexametasona

Estudo

Mediante essa questão, foi realizado um ensaio triplo-cego, randomizado e multicêntrico, com o objetivo de responder 2 questões principais: a glicemia perioperatória é diferente após a administração de uma dose única de 4 mg de dexametasona, 8mg de dexametasona ou um placebo na indução anestésica? Existe uma correlação entre o controle hiperglicêmico pré-operatório de um paciente (avaliado pela hemoglobina glicada) e o efeito da dexametasona nas concentrações máximas de glicose no sangue no período pós-operatório? 

Pacientes foram selecionados e randomizados em dois grupos: diabéticos e não-diabéticos. Cada grupo foi subdividido em controle, Dexa4 e Dexa8 (administração de placebo, 4mg e 8mg de dexametasona na indução anestésica, respectivamente). Foram analisados os níveis de glicemia perioperatória e a correlação entre a hemoglobina glicada (Hbc) pré-operatória e os valores máximos de glicemia no pós-operatório, além de outras variáveis secundárias.

Resultados e discussão

Um aumento progressivo da glicemia durante o período perioperatório foi comum em todos os pacientes que receberam placebo, tanto do grupo dos diabéticos quanto dos não-diabéticos. Uma dose única de dexametasona (4 ou 8mg) não influenciou significativamente essas alterações em pacientes não-diabéticos e na maioria dos pacientes diabéticos 24h após a cirurgia. 

Já a correlação entre Hbc e glicemia pós-operatória mostrou que pacientes com Hbc controlada (<6,5%) no pré-operatório não apresentaram aumentos significativos de glicemia após a cirurgia nos 3 grupos (placebo, 4mg, 8mg). Entretanto, pacientes com Hbc não-controlada no pré-operatório tiveram aumentos significativos da glicemia na dose de 8mg de dexametasona, não havendo diferenças para placebo e dose de 4mg.

Como as doses de 4mg e 8mg de dexametasona possuem eficácia similar na prevenção e tratamento de náuseas e vômitos no pós-operatório, o estudo sugere que a dose de 4mg seja preferida nesta abordagem.

Vale lembrar, que por medida de segurança, foram excluídos do estudo pacientes que apresentavam Hbc muito elevada no pré-operatório (> 9,1%), portadores de hemoglobinopatias, doença hepática moderada a grave, doença renal terminal e doença maligna.

Leia também: Dexametasona em baixa dose como tratamento para sangramento menstrual intenso

Conclusão

Embora o mecanismo antiemético da dexametasona permaneça incerto, as diretrizes para profilaxia e tratamento de náuseas e vômitos pós-operatórios recomendam seu uso durante a indução anestésica como agente de primeira linha. Na realidade do sistema único de saúde do Brasil, onde pacientes penam por conseguir atendimento ambulatorial e realização de exames, a dose de 4mg de dexametasona seria mais acertiva, evitando que doses maiores sejam administradas em pacientes com descontrole glicêmico pré-operatório (Hbc elevadas) e dessa forma diminuindo o risco de complicações.

Referências bibliográficas:

  • Corcoran TB, O’Loughlin E, Chan MTV, Ho KM. Perioperative ADministration of Dexamethasone And blood Glucose concentrations in patients undergoing elective non-cardiac surgery – the randomised controlled PADDAG trial. Eur J Anaesthesiol. 2021 Sep 1;38(9):932-942. doi: 10.1097/EJA.0000000000001294. PMID: 32833858.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.