Efeito das lentes de contato rígidas gás permeáveis no Ceratocone

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O ceratocone é uma doença progressiva crônica caracterizada pelo afinamento e protrusão da córnea. O resultado da córnea em formato cônico é um alto astigmatismo irregular e déficit visual.  No momento é uma doença sem cura, com tratamentos disponíveis que atuam na melhora da visão ou paralisando a progressão da doença. O uso de lentes de contato é uma das medidas muito utilizadas na reabilitação visual. Existem diversos tipos de lentes de contato disponíveis para ceratocone, dentre elas as lentes de contato rígidas gás permeáveis, as lentes gelatinosas esféricas e tóricas, lentes em piggy back e lentes esclerais. Entre elas as lentes de contato gás permeáveis (RGP) corneanas são as mais utilizadas. 

Leia também: Saiba os riscos do ceratocone e como o Whitebook pode ajudar com o tema nesta entrevista

Um artigo de revisão publicado na International Journal of Ophthalmology em 2020 por um grupo chinês discutiu esse tema. O mecanismo do ceratocone é estudado há muito tempo e acredita se que o ceratocone seja resultado de um processo multifatorial e multipatológico. Os fatores importantes seriam genéticos e ambientais (fricção dos olhos, uso de lentes de contato, exposição ultravioleta, doenças alérgicas, processos inflamatórios). As lentes de contato RGP são desenhadas com material hidrofóbico rígido. O uso forma um complexo “lentes/lágrima/córnea” que corrige o astigmatismo irregular, reduz aberrações e melhora a qualidade da visão. 

Apesar dos enormes benefícios das lentes nesse caso, existe uma hipótese de que a fricção mecânica e inflamação causadas por contato direto entre lentes de contato rígidas e a superfície anterior da córnea, o acompanhamento pobre dos pacientes e o manejo incorreto das lentes poderia causar danos na morfologia e afetar a qualidade visual e o controle da doença. Esse artigo revisa o efeito das lentes de contato rígidas gás permeáveis na progressão do ceratocone.  

Efeito das lentes de contato rígidas gás permeáveis no Ceratocone

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Como as lentes RGP funcionam?

As lentes de contato atuam criando uma camada de filme lacrimal que é uma nova superfície regular na frente do sistema óptico corrigindo a aberração e melhorando a visão e a sensibilidade ao contraste. Bilgin et al observaram 518 pacientes com ceratocone usando lentes de contato por mais de 30 anos, indicando que usar lentes de contato é a forma mais comum e bem sucedida de dar boa visão a esses pacientes. Lim and Vogt avaliaram a eficácia das lentes de contato em 130 pacientes e poucos tiveram que ser submetidos a cirurgia devido a intolerância a lentes de contato. Apesar disso alguns estudos encontraram que a visão e a sensibilidade ao contraste de pacientes com ceratocone moderado ou grave raramente melhoram a níveis normais por causa da existência de defeitos neurais e aberrações residuais. 

E a radiação ultravioleta? 

A radiação ultravioleta é absorvida pela córnea e pelo córtex do cristalino. Tem um grande potencial para danos biológicos, sendo perigosa para as células da córnea principalmente por causa do estresse oxidativo e relacionada ao desenvolvimento de ceratocone. O uso de lentes RGP pode reduzir a absorção da luz ultravioleta na córnea mas não existe uma pesquisa diretamente relacionada a isso. 

A importância de adaptar boas lentes e acompanhar com o oftalmologista 

Lentes de contato inapropriadas podem agravar a fricção no ápice do cone. Quando isso ocorre, devemos mudar o tipo de lentes de contato para melhorar a adaptação ou pode ser necessário algum tratamento cirúrgico. Além disso, é importante dizer que o uso de lentes de contato nesses casos deve ser feito em pacientes que realmente se beneficiam da melhor visão. Alguns indivíduos no estágio inicial não necessitam de lentes de contato por terem boa visão com os óculos. Sempre devemos escolher os parâmetros mais apropriados para dar boa visão e evitar complicações relacionadas ao uso. 

Saiba mais: Dormir de lado influencia no desenvolvimento de ceratocone?

Nos últimos anos após ampla aplicação das lentes RGP, as possíveis alterações na estrutura corneana, os efeitos no sistema vascular, as alterações no filme lacrimal e a indução de inflamação são itens aos quais devemos estar atentos. Além disso, o manejo incorreto da lente pelo paciente, tendo hábitos como dormir e nadar com as lentes, usar água para lavá-las ou armazená-las, não visitar o oftalmologista regularmente e reutilizar o produto de limpeza são importantes fatores de risco para infecção. O cuidado com as lentes de contato e com o estojo das lentes é muito importante. O uso inadequado pode induzir a inflamação ocular, que pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de ceratocone. A resposta imune e reações tóxicas às soluções de limpeza também podem levar a doenças oculares e sistêmicas. Quando escolhermos as lentes RGP para um paciente, devemos considerar a capacidade do mesmo de seguir as recomendações e a habilidade de manter suas lentes adequadamente. Além disso, com as novas pesquisas em lentes RGP, a otimização do material trouxe uma boa melhoria em permeabilidade a oxigênio e conforto, reduzindo a incidência de reações adversas. Precisamos de pesquisas futuras para determinar a relevância dessas alterações e quando ou em que casos elas poderiam promover a progressão do ceratocone.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Zhang XH, Li X. Effect of rigid gas permeable contact lens on keratoconus progression: a review. Int J Ophthalmol. 2020;13(7):1124-1131. Published 2020 Jul 18. doi: 10.18240/ijo.2020.07.17
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar