Pneumologia

Efeito devastador da Covid-19 no tratamento da tuberculose: um caminho para recuperação

Tempo de leitura: 3 min.

Vários serviços de saúde foram atingidos durante a pandemia de Covid-19 e os que são referência em tuberculose foram um dos mais afetados. As notificações de casos de tuberculose despencaram e pela primeira vez em mais de uma década, a mortalidade por tuberculose aumentou.

Vacinação contra Covid-19

A despeito que países de alta renda anunciam reforços da vacina contra a Covid-19 e estocam milhões de doses, muitos países de baixa e média renda ainda estão lutando para obter vacinas. Considerando que 76% das pessoas em países de alta renda receberam pelo menos uma dose da vacina Covid-19, a partir do final de dezembro de 2021, essa taxa foi de apenas 8% em países de baixa renda.

Por causa da desigualdade vacinal, novas variantes do SARS-CoV-2 (como a ômicron) estão surgindo e afetam particularmente países com baixa cobertura vacinal e altas taxas de pobreza e tuberculose. A OMS estima que quase 10 milhões de pessoas desenvolveram tuberculose em 2020. No entanto, apenas 5,8 milhões de casos foram diagnosticados e notificados, o que reflete uma queda de 18% em relação a 2019. Essa queda se concentrou em 16 países, como países asiáticos (especialmente Índia, Indonésia, Filipinas e China) com as maiores reduções na notificação de casos. Além disso, em 2020 houve cerca de 1,5 milhão de mortes por tuberculose em todo o mundo, representando o primeiro aumento desde 2005.

Outros efeitos negativos relacionados à pandemia incluem uma redução de 15% no número de pessoas tratadas para tuberculose droga-resistente, uma diminuição de 21% nas pessoas que receberam tratamento preventivo para infecção por tuberculose, e uma diminuição nos gastos globais com tuberculose entre 2019 e 2020.

Prevenção da tuberculose

Sem vacina para prevenção da tuberculose, o diagnóstico e tratamento ainda é a medida mais eficaz na redução do número de casos e projeções para 2021 estimam um aumento considerável no número de casos e na mortalidade por tuberculose. Essas projeções não levam em conta exacerbações nos determinantes sociais (pobreza extrema e desnutrição, por exemplo) que alimentam a epidemia de tuberculose. Em 2020, a pandemia de Covid-19 empurrou 100 milhões de pessoas para a pobreza, e a ONU estima que as economias em desenvolvimento terão perdas relacionadas à pandemia de US $12 trilhões até 2025. Quase 20% da incidência global de tuberculose é atribuível à desnutrição.

Para reverter esse quadro, a vacinação em massa a nível global, é fundamental para reduzir a circulação do vírus e reestruturar serviços de saúde, sobretudo a marca de 70% da população mundial vacinada. Outro fator importante é otimizar a rede de dados para que casos possam ser rapidamente notificados e tratados. A aprimoração de sistemas digitais globais utilizados durante a pandemia podem contribuir para reduzir o tempo do diagnóstico e o acesso ao tratamento.

O investimento em pesquisas de tratamentos mais curtos, associado ao desenvolvimento de vacinas para a tuberculose em novas plataformas herdadas da Covid-19 pode ajudar na melhor adesão e erradicação do bacilo. A tuberculose deve ser encarada como uma pandemia e medidas de controle devem fazer parte da retomada dos serviços após a recuperação da pandemia de Covid-19.

Leia também: Qual o impacto da tuberculose pulmonar ativa na Covid-19?

Mensagens práticas

  • A notificação de casos de tuberculose foi menor durante o período da pandemia, com aumento de sua mortalidade pela primeira vez em uma década.  
  • Aumentar a cobertura vacinal global é fundamental para retomada de serviços de saúde, inclusive os de combate à tuberculose.

Referências bibliográficas:

  • Pai M, Kasaeva T, Swaminathan S. Covid-19’s Devastating Effect on Tuberculosis Care – A Path to Recovery. N Engl J Med. 2022 Jan 5. doi: 10.1056/NEJMp2118145. Epub ahead of print. PMID: 34986295.
Compartilhar
Publicado por
Guilherme das Posses Bridi

Posts recentes

A associação covid-19 e diabetes mellitus gestacional aumenta o risco de desfechos desfavoráveis

Diabetes mellitus gestacional é uma das intercorrências clínicas mais comuns na gravidez. Dados estimam uma…

42 minutos atrás

Identificada em São Paulo subvariante inédita da covid-19

Uma subvariante da covid-19 ainda não catalogada em outras partes do mundo foi encontrada no…

2 horas atrás

Guia Prático: Construção da Carreira [Mês da Enfermagem]

Este guia foi construído com o objetivo de auxiliar o profissional enfermeiro em sua jornada…

3 horas atrás

Cannabis na prática clínica: além da epilepsia

O interesse científico em torno do uso na cannabis na prática clínica aumentou nos últimos…

4 horas atrás

Nefrologia: 3 vídeos que podem te ajudar na rotina médica

Como fazer reposição correta de potássio? Diálise previne nefropatia por contraste? Tire essas e outras…

17 horas atrás

Atualização sobre diagnóstico e manejo da colecistite aguda

Um dos diagnósticos mais frequentes de abdome agudo inflamatório nas emergências cirúrgicas é a colecistite…

18 horas atrás