Efeito Hawthorne e a eficiência do cuidado médico

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O “efeito Hawthorne” refere-se ao fenômeno no qual indivíduos mudam ativamente seu comportamento quando sabem que estão sendo observados e monitorados. Estudos realizados com profissionais de saúde já mostraram diferentes resultados como, por exemplo, a melhoria da higiene das mãos. Em uma recente publicação do JAMA Internal Medicine, pesquisadores descobriram um novo efeito em hospitais, com consequências importantes para os pacientes.

Nos Estados Unidos, os hospitais recebem credenciamento por meio de inspeções surpresas no local feitas pela The Joint Commission (TJC). Normalmente, esses são períodos de alta pressão para demonstrar conformidade com as melhores práticas.

Para avaliar se essa vigilância aumentada está associada a um desfecho melhor para o paciente em comparação com períodos sem acompanhamento, pesquisadores realizaram uma análise observacional de 1.984 inspeções surpresas realizadas pela TJC em hospitais americanos.

Os dados recolhidos foram entre os anos de 2008 a 2012, no período de 3 semanas antes a 3 semanas após as inspeções. O desfecho primário foi a mortalidade em 30 dias e os secundários foram taxa de infecções por Clostridium difficile, mortalidade por parada cardíaca hospitalar e indicadores de segurança dos pacientes.

A amostra do estudo incluiu 244.787 e 1.462.339 admissões durante as semanas com e sem inspeções, respectivamente, com características semelhantes entre pacientes, razão para a admissão e procedimentos intra-hospitalares em ambos os grupos.

Em geral, verificou-se uma diminuição significativa na taxa de mortalidade em 30 dias nas admissões durante as inspeções (7,03%) vs nas semanas sem acompanhamento (7,21%) (diferença ajustada: -0,12%; intervalo de confiança [IC] de 95%: -0,22% a -0,01%).

As reduções observadas foram maiores nos hospitais universitários, onde a mortalidade caiu de 6,41% para 5,93% durante as semanas de inspeção (diferença ajustada: -0,38%; IC de 95%: -0,74% a -0,03%). Não foram observadas diferenças significativas no volume de admissão, tempo de permanência ou desfechos secundários.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que doentes admitidos nos hospitais durante as semanas de inspeção têm significativamente menor mortalidade, especialmente em hospitais universitários. Estes achados sugerem que as mudanças na prática que ocorrem durante os períodos de monitoramento podem afetar a mortalidade dos pacientes.

Os pesquisadores destacaram duas possíveis explicações para esse efeito:

  • Durante o período de inspeção, médicos e enfermeiras podem mudar comportamentos específicos, tais como higiene das mãos e práticas de controle de infecção, contribuindo para uma maior eficiência do cuidado;
  • ou os profissionais de saúde ficam mais focados durante as inspeções, também contribuindo para maior eficiência do cuidado ao paciente.

 

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar