Efeitos da disbiose intestinal na displasia broncopulmonar

Artigo revisa aspectos básicos das funções da microbiota intestinal e suas possíveis relações no desenvolvimento da displasia broncopulmonar. 

Diversos artigos dos últimos anos têm abordado aspectos importantes relacionados à microbiota intestinal. Suas funções relacionadas a aspectos imunológicos e nutricionais têm atraído pesquisadores que buscam entender sua atuação na prevenção de diversas doenças e seus aspectos contributivos na progressão da fisiopatologia de diversos outros casos. 

Uma das doenças em que o estudo da microbiota intestinal tem se destacado é a displasia broncopulmonar. A displasia broncopulmonar é uma grave e comum complicação da prematuridade, principalmente quando em crianças expostas a hiperóxia, que complica a longo prazo a vida de muitas dessas crianças. 

Leia também: Microbiota intestinal: um novo órgão?

Um artigo muito interessante a respeito do tema foi lançado em maio de 2021 pela revista Pediatric Pulmonology. O artigo realiza uma revisão da literatura a respeito de aspectos básicos das funções da microbiota intestinal e de suas possíveis relações no desenvolvimento da displasia broncopulmonar. 

Segue agora, o resumo de alguns pontos principais desse artigo. 

Efeitos da disbiose intestinal na displasia broncopulmonar

Microbiota intestinal e sua importância no desenvolvimento e função intestinal

A microbiota intestinal é formada por diversas classes de micro-organismos e possui importância central em aspectos de defesa contra patógenos, reforço da barreira intestinal, atuação na digestão e absorção de alimentos e produção de substâncias vitais para os seres humanos (como a vitamina B12). De forma mais importante em recém-nascidos, atua na maturação de células da mucosa intestinal e no desenvolvimento do sistema imunológico. 

O desenvolvimento da microbiota intestinal e seus participantes dependem de diversos fatores, como uso ou não de leite materno, uso prévio de antibióticos, idade gestacional e permanência em unidades de terapia intensiva neonatais. Observa-se que neonatos prematuros, principalmente aqueles de muito baixo peso, apresentam diversos fatores de risco para um padrão alterado de micro-organismos da microbiota intestinal, caracterizando o que muitas vezes é conhecido como disbiose intestinal e favorecendo determinados padrões que podem aumentar o estado inflamatório da criança e piorando o prognóstico de diversas morbidades, incluindo a displasia broncopulmonar.  

Um conceito interessante trazido pelo artigo é o conceito de eixo intestino-pulmonar. Essa hipótese traz a ideia de que a microbiota intestinal pode alterar a saúde pulmonar, através da regulação de mediadores inflamatórios como citocinas e células do sistema imunológico, seja para mais ou para menos, na dependência do tipo de microbiota predominante. Assim, alguns tipos de micro-organismos predominantes em casos de disbiose intestinal podem estar envolvidos em situações como alergias respiratórias, ativação imunológica, lesão e fibrose pulmonar. 

Microbiota pulmonar e intestinal e suas repercussões na displasia broncopulmonar

“Estudos estão confirmando que a visão convencional de que o pulmão é estéril é inadequada”. Dessa forma, o autor nos apresenta o conceito de microbiota pulmonar. Essa microbiota, assim como a microbiota intestinal, está sujeita a variações dependendo do ambiente a qual é exposta. Por exemplo, o uso de hiperóxia provavelmente causa modificações nessa microbiota que podem estar associadas a invasões de patógenos e aumento da inflamação, levando a ou piorando situações de displasia broncopulmonar. Alguns estudos em modelos animais sugerem também que a hiperóxia pode levar a uma maior translocação da microbiota intestinal que, através da corrente sanguínea, pode chegar até os pulmões e acionar uma série de respostas que levará ao aumento da inflamação, podendo também estar relacionada com a fisiopatologia da displasia broncopulmonar. 

Alguns estudos também têm sugerido diferenças na microbiota intestinal relacionada ao uso de ventilação mecânica, hiperóxia e uso de antibióticos, sendo esses fatores também relacionados a piora da displasia broncopulmonar. Alguns estudos têm sugerido que crianças com displasia broncopulmonar também apresentam disbiose intestinal e essa disbiose relaciona-se à piora da lesão pulmonar, podendo evoluir inclusive com fibrose. Apesar disso, pouco ainda se sabe sobre o real mecanismo pelo qual a microbiota intestinal atua na displasia broncopulmonar, e mais estudos são necessários. Provavelmente a microbiota intestinal e a displasia broncopulmonar apresentam uma associação intrínseca de forma bilateral, mas detalhes dessa relação ainda estão para ser descobertos. 

Como a microbiota intestinal pode influenciar a displasia broncopulmonar?

Apesar de ainda não haver a compreensão real de como esses dois atores contracenam, a ciência tem percebido algumas pistas e alguns mecanismos têm sido levantados para aumentar nosso entendimento dessa importante interação. 

  • A disbiose intestinal leva a uma piora da função de barreira intestinal, levando a um aumento da permeabilidade da mucosa, facilitando a translocação bacteriana para os pulmões e levando a um aumento de substâncias pró-inflamatórias. Os pulmões percebem então seu meio como alterado, e isso pode levar à doença pulmonar;
  • A disbiose intestinal leva ao aumento da produção de diversos mediadores inflamatórios, como interleucina-6 e TNF-alfa, levando a ativação de células inflamatórias que podem atuar no pulmão, levando a lesão; 
  • Alterações de diversas vias metabólicas foram comprovadas em pacientes com disbiose intestinal, e podem estar envolvidas na fisiopatologia da displasia broncopulmonar; 
  • A microbiota intestinal parece estar relacionada ao crescimento durante o primeiro ano de vida, e isso parece ser mais intenso em neonatos de muito baixo peso de forma precocemente. Comprovadamente, o crescimento e o ganho de peso são medidas importantes para reduzir a piora da displasia broncopulmonar, e a disbiose intestinal pode promover lesões pulmonares mais intensas ao prejudicar o crescimento das crianças. 

Saiba mais: Supercrescimento fúngico intestinal: uma condição patológica pouco conhecida

Apesar de ainda incipiente, o conhecimento dos mecanismos pelos quais a microbiota intestinal pode afetar a progressão da displasia broncopulmonar pode ser um importante ganho na luta contra essa doença tão grave. Medidas como o incentivo ao uso de leite humano e o estímulo ao aleitamento materno, mesmo em crianças prematuras extremas, podem ser importantes na prevenção desse quadro, inclusive pela modulação da microbiota intestinal. 

Referências bibliográficas: 

  • Yang K, He S, Dong W. Gut microbiota and bronchopulmonary dysplasia. Pediatric Pulmonology. 2021;111. doi: 10.1002/ppul.25508

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.