Leia mais:
Leia mais:
Eficácia da vacina da Pfizer contra Covid-19 na prevenção da síndrome inflamatória multissistêmica (SIM-P) 
Terapia com remestemcel-L é promissora no manejo da SIM-P?

Eficácia da vacina da Pfizer contra Covid-19 na prevenção da síndrome inflamatória multissistêmica (SIM-P) 

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No mesmo mês em que foi iniciada a vacinação com a vacina de RNAm da empresa Pfizer-BioNTech em crianças de 5 a 12 anos de idade, uma publicação do Center for Disease Control and Prevention (CDC) trouxe dados a respeito dos efeitos da imunização com a mesma vacina em adolescentes norte-americanos com relação a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P). 

sim-p

SIM-P

A SIM-P é um quadro grave que ocorre associado à infecção pelo SARS-CoV-2, geralmente posterior ao quadro infeccioso, e é caracterizado por uma hiperinflamação sistêmica que pode causar sintomas semelhantes à doença de Kawasaki ou mesmo a um quadro de franco choque hemodinâmico. Esse quadro tem gerado muitos desafios a pediatras que lidam com pacientes graves, além de ser causa de vários óbitos relacionados à Covid-19 na população pediátrica. 

Estudo

O artigo publicado pelo CDC trouxe dados de um estudo de desenho caso-controle negativo, realizado nos Estados Unidos no período entre 1 de julho e 9 de dezembro de 2021, período estimado como o de pico para os casos de SIM-P decorrentes dos altos índices de infecção pela variante delta ocorridos neste país. Foram avaliados dados de pacientes internados em 24 hospitais pediátricos em 20 estados americanos. Os pacientes foram divididos em relação ao grupo que pertenciam: 102 pacientes com SIM-P (casos), pacientes controles negativos com sintomas respiratórios (avaliado pelo antígeno e/ou PCR para Covid-19) e pacientes controles sem sintomas respiratórios, com total de 181 pacientes no grupo controle. Foram avaliados também o esquema vacinal das crianças incluídas no estudo, se vacinadas (completamente com duas doses realizadas até 28 dias antes da internação) ou não vacinadas (nenhuma dose).

Foram excluídos pacientes com apenas uma dose vacinal, com a segunda dose realizada antes de 28 dias da vacinação, e crianças que receberam doses de vacinas que não fossem a vacina da Pfizer-BioNTech.  

Eficácia da vacinação  

Entre a população estudada, a eficácia estimada da vacinação para prevenção da SIM-P foi de 91% (intervalo de confiança de 95% = 78-97%). O período de internação foi semelhante entre os grupos vacinados e não vacinados (média de 5 dias).  

Nos pacientes com SIM-P, apenas 5% tinham vacinação completa. Neste grupo, 38 crianças apresentaram doença grave a ponto de necessitar de medidas para suporte de vida, como ventilação mecânica invasiva, medicações vasoativas ou oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO). Desses, nenhum havia sido vacinado. 

O estudo, que calcula a eficácia vacinal contra uma importante complicação pediátrica da covid-19 na “vida real”, demonstrou uma alta proteção vacinal para a SIM-P em crianças de 12-18 anos com duas doses da vacina Pfizer-BioNTech que receberam a vacinação pelo menos 28 dias antes. A maioria dos pacientes com MIS-C não havia sido vacinado. Além disso, todos os pacientes vacinados, mesmo se com MIS-C, não apresentaram quadro grave com necessidade de medidas de suporte de vida.  

A realização de duas doses da vacina RNAm da Pfizer-BioNTech, portanto, protege tanto para o desenvolvimento da SIM-P como para formas graves da SIM-P. Os dados contribuem para outros já existentes e que demonstram que a vacina previne as formas graves de Covid-19 grave na pediatria, enfatizando a importância da realização da vacinação completa em todas as crianças elegíveis para a imunização.  

Importante ressaltar que o estudo não traz informações sobre a proteção vacinal contra a nova variante Ômicron, uma vez que os dados foram coletados em época anterior ao surgimento dessa variante. Além disso, a investigação não pode determinar o período de duração da proteção alcançada. 

Leia também: Terapia com remestemcel-L é promissora no manejo da SIM-P?

Aguardamos novos dados que nos tragam resultados com relação a prevenção da SIM-P na população mais acometida pelo quadro, que é a de 5 a 11 anos de idade,  além de informações a respeito da imunização vacinal frente a nova variante Ômicron. 

Referências bibliográficas:

  • ZAMBRANO, Laura D. et al. Effectiveness of BNT162b2 (Pfizer-BioNTech) mRNA vaccination against multisystem inflammatory syndrome in children among persons aged 12–18 Years—United States, July–December 2021. 2022.  https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/71/wr/mm7102e1.htm
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.