Eliminando o câncer de colo de útero em tempos de Covid-19

No ano de 2020, os 194 países da OMS foram convocados, pela primeira vez, a fim de eliminar um câncer específico, o câncer de colo de útero.

No ano de 2020, foi realizada uma Resolução da Assembleia Mundial da Saúde que foi considerada inédita, pois convocou os 194 países da OMS, pela primeira vez, a fim de eliminar um câncer específico no mundo, o câncer de colo de útero.

As metas foram ambiciosas, e o objetivo central da eliminação do câncer cervical foi definida como o alcance de uma taxa de incidência baixa o suficiente para que a doença fosse considerada controlada como um problema de saúde pública, de acordo com a OMS esse limite seria de 4 casos por 100.000 mulheres por ano.

Leia também: Vacinação para HPV e risco de câncer cervical invasivo

Eliminando o câncer de colo de útero em tempos de Covid-19

Endometriosis

Intervenção tripla

A escala de eliminação possuía um desenho de intervenção tripla chamada ’90-70-90′, explicada da seguinte forma: alcançar 90% das meninas totalmente vacinadas contra o papilomavírus humano (HPV) aos 15 anos; 70% das mulheres examinadas pelo menos duas vezes na vida com um teste de alto desempenho, como o teste de HPV (por volta dos 35-45 anos de idade); e 90% das mulheres identificadas com doença cervical (incluindo lesão cervical pré-cancerosa e câncer invasivo) recebendo tratamento e cuidados adequados.

Expectativas em relação à vacina contra HPV

Globalmente, a ampla cobertura de vacinação e triagem de qualidade garantida com teste de HPV têm o potencial de evitar até 13 milhões de casos de câncer cervical na próxima metade do século.

Nos países desenvolvidos, por exemplo Austrália a eliminação é antecipada em curto ou médio prazo, estimada em uma década, e para os EUA dentro de duas a três décadas. Para muitos países de renda baixa e média, essa trajetória é longa e portanto, a ‘intervenção tripla’ da OMS até 2030 surge visando salvar a vida de muitas mulheres ao longo desse caminho.

A realidade em tempos de pandemia

Porém, na prática, a pandemia Covid-19 vem gerando um impacto catastrófico e duradouro nas economias nacionais, freando toda a força envolvida nos objetivos elencados pela ONU.

No início deste ano, a revista Nature divulgou um artigo esmiuçando o quanto a pandemia Covid-19 está protelando os planos de eliminação do câncer de colo do útero.

O contexto atual afetou gravemente os programas de vacinação contra o HPV de rotina, causando importante diminuição no número total médio diário de vacinações durante os tempos de restrições de circulação e lockdown.

Saiba mais: Novas recomendações para rastreamento para o câncer de colo de útero e vacinação contra o HPV

Os programas de rastreio cervical também tiveram pausas ou participação reduzida. já que os mesmos reagentes e sistemas podem ser necessários tanto para o teste de HPV como de Covid-19.

Enquanto dezenas de empresas e instituições acadêmicas estavam na corrida para desenvolver testes caseiros rápidos para e vacinas contra SARS-CoV-2 dentro de 6 meses da declaração da pandemia Covid-19, uma década se passou desde que o teste de HPV foi estabelecido como a ferramenta de triagem mais eficaz, mas pouquíssima tecnologia para detecção de HPV foi aprovada pelos grandes órgãos reguladores.

Duas pandemias

Os autores do artigo da Nature acreditam que apenas uma parceria global eficaz de organizações públicas, privadas e da sociedade civil seria capaz de acelerar a expansão dos programas de vacinação contra HPV rumo a eliminação deste câncer previnível.

O câncer cervical também é considerado uma pandemia, com um número de mortes estimadas de até 342 mil mulheres no ano de 2020, número que equivale a quase vinte por cento do número de mortes por Covid-19 no mesmo ano. Grande parte do aparato tecnológico de testes que surgiu em velocidade meteórica para a detecção da Covid-19 também poderia ser utilizado na detecção do HPV, já que diversos deles já foram amplamente aprovadas por órgãos reguladores e estão disponíveis em larga escala.

Referências bibliográficas:

  • Ginsburg O, Basu P, Kapambwe S, et al. Eliminando o câncer cervical na era Covid-19. Nat Cancer. 2021;2:133–134. doi: 10.1038/s43018-021-00178-9

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.