Em um paciente renal crônico, use ultrassom intravascular para angioplastar

Em paciente renal crônico, angioplastia de lesões > 50% deve ser realizada guiada por algum fundamento clínico ou de imagem.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A doença renal crônica (DRC) é um fator de risco para aterosclerose e eventos cardiovasculares maiores (MACE – morte, AVC e IAM). Além disso, os resultados do tratamento não são tão bons quando comparados à população com função renal normal. Isso ocorre tanto no tratamento clínico como na intervenção coronariana. Para ajudar a entender o papel dos novos stents farmacológicos, um novo ensaio clínico foi realizado e resumimos as principais informações para você. 

Estudo Ultimate

O estudo ULTIMATE foi publicado em 2018. Ele incluiu participantes com indicação de angioplastia por reestenose e/ou recidiva da doença (“de novo lesion”), sintomáticos (angina e/ou infarto) ou não (isquemia presente em teste funcional mas sem sintomas clínicos). Realizado em 8 centros, recrutou cerca de 1400 pacientes randomizados em dois grupos: um com angioplastia (PCI) guiada pelo grau de estenose avaliado pelo hemodinamicista (Controle) e outro no qual a PCI foi guiada por ultrassom intravascular (USIV). Todos os pacientes receberam stents farmacológicos de segunda geração. 

No resultado principal, os autores observaram que o uso do USIV reduziu um desfecho combinado de morte cardíaca, IAM e revascularização. Contudo, na análise secundária, a mortalidade isoladamente não foi diferente entre os grupos, o que trouxe críticas e dificuldade em firmar essa prática no dia-a-dia. Agora em 2019 novos resultados foram publicados, dessa vez especificamente na população com DRC:

  • Pior prognóstico em termos de morte, IAM ou revascularização (nova PCI) ao longo de um ano nos renais crônicos em comparação com população com função renal preservada;
  • O uso do USIV reduziu significativamente o desfecho combinado (harzard ratio 0,35, IC95% 0,15-0,84), ou seja, uma redução em até 65% na chance de morte, IAM ou nova revascularização;
  • Esses resultados foram consistentes quando o USIV mostrou boa expansão e posicionamento do stent. Se ficar incompleto, não tem resultados expressivos.

Qual a mensagem prática?

Esses estudos reforçam conceitos que vem ganhando espaço nos últimos anos: a angioplastia de lesões > 50% não pode ser feita por reflexo óculo-estenótico, mas sim guiado por algum fundamento clínico ou de imagem: angina recorrente, isquemia extensa, disfunção do VE e, mais recentemente, FFR e USIV.

 

Referências: 

  • http://www.onlinejacc.org/content/early/2018/09/14/j.jacc.2018.09.013
  • https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/ccd.28308

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades