Endocrinologia

ENDO 2021: conectando-se à tecnologia para um melhor atendimento ao paciente com diabetes

Tempo de leitura: 3 min.

Os benefícios da evolução tecnológica, especialmente quanto ao monitoramento do diabetes, foram comentados, hoje, no segundo dia do ENDO 2021. O Dr. Richard Bergenstal fez uma brilhante apresentação discutindo as vantagens da monitorização contínua da glicose (CGM) em comparação com a glicemia capilar, evidenciando a importância de buscar bons parâmetros de controle glicêmico (treat to target).

Durante a discussão, momentos históricos que marcaram a evolução no tratamento de pessoas com diabetes foram lembrados, sendo feita uma correlação com as mudanças nos objetivos do tratamento à medida que se alcançaram novas conquistas.

Diabetes

Há 100 anos não havia disponibilidade de insulina, então, naquele momento, o objetivo primordial era preservar a vida, o que foi conquistado com o início do uso clínico da insulina. Em 1993 o Diabetes Control and Complications Trial (DCCT) deixou evidente que o bom controle glicêmico estava associado à redução de complicações do diabetes, buscando-se a normalização da HbA1c.

Em meados de 2003 se reconhecia a importância da manutenção da glicemia de jejum abaixo de 100 mg/dL. Recomendava-se o uso de algoritmos para ajuste semanal das doses de insulina, buscando-se níveis adequados de HbA1c e prevenção da hipoglicemia. E passando pelo perfil glicêmico ambulatorial, chegamos à monitorização contínua da glicose.

Hoje, buscamos parâmetros bem definidos de tempo no alvo e de tempo abaixo do alvo, o que, além de colaborar com o bom controle da doença, traz ao paciente melhor qualidade de vida.

A dosagem da glicemia capilar possibilitou aos diabéticos a obtenção de informações imediatas sobre seus níveis de glicose permitindo o ajuste de sua terapia de acordo com metas glicêmicas padronizadas (com base no risco de complicações agudas e crônicas da doença).

Entretanto, com o advento da tecnologia CGM houve uma expansão da capacidade de avaliar o controle glicêmico ao longo do dia, fornecendo dados críticos para auxiliar nas decisões diárias de tratamento, e ainda quantificando o tempo abaixo, dentro e acima das metas glicêmicas estabelecidas. O principal objetivo para o controle eficaz e seguro da glicose é aumentar o tempo no alvo enquanto se reduz o tempo abaixo do alvo.

Recomendações da ADA

Segundo as recomendações da American Diabetes Association (ADA), citadas pelo palestrante, o tempo no alvo (TIR) está associado ao risco de complicações microvasculares, e pode ser usado para avaliação do controle glicêmico. Além disso, o tempo abaixo da meta (<70 e <54 mg/dL) e o tempo acima da meta (> 180 mg/dL) são parâmetros úteis para a reavaliação do regime de tratamento.

O quadro abaixo, extraído das diretrizes da ADA 2021, mostra os parâmetros de CGM recomendados para a maioria dos pacientes.

As diretrizes da ADA podem ser consultadas para mais detalhes através deste link.

Mais do congresso:

Autora:

Referências bibliográficas:

  • ENDO 2021 Defining Time-in-Range Targets with CGM. Richard Bergenstal.
  • Glycemic Targets: Standards of Medical Care in Diabetes 2021.
Compartilhar
Publicado por
Daniele Zaninelli

Posts recentes

Osteoartrite do joelho: diagnóstico e tratamento [podcast]

Neste episódio, o Dr. Rafael Erthal vai falar sobre a osteoatrite do joelho. Entenda mais…

6 horas atrás

PICO: como formular uma pergunta clínica?

Saber como formular adequadamente uma pergunta clínica (PICO) é necessário para que a evidência encontrada…

6 horas atrás

Lombalgia crônica – avaliação para espondiloartrite [video]

No episódio de hoje, em parceria com a Medbolus, vamos falar sobre lombalgia crônica e…

7 horas atrás

Interpretação de exames laboratoriais: o que todo médico deve saber – Parte III

Abordamos ferramentas cognitivas indispensáveis para uma interpretação acurada de exames laboratoriais na prática clínica.

8 horas atrás

Manejo de via aérea difícil: confira os principais pontos da nova diretriz da ASA

A American Society of Anesthesiologists (ASA) publicou uma atualização Guideline de Manejo de Via Aérea…

9 horas atrás

A vacinação contra Covid-19 pode alterar o ciclo menstrual?

Um artigo publicado em uma revista especializada respondeu: Seria a vacinação contra Covid-19 um fator…

10 horas atrás