Endocrinologia e Metabologia: o que você precisa saber sobre essa especialidade

Todo dia traremos para você a visão de um especialista sobre sua respectiva área! Hoje vamos falar sobre Endrocrinologia e Metabologia com a Dra. Mirella Almeida.

Como parte da nossa série de artigos sobre Residência e as especialidades médicas, hoje a Dra. Mirella Hansen de Almeida fala tudo sobre Endocrinologia.

paciente em consulta com endocrinologista

Endocrinologia

A Endocrinologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo e à análise das glândulas endócrinas, suas doenças e suas funções. Como pré-requisito para a especialidade, são necessários 2 anos de residência de Clínica Médica e, então, mais 2 anos de residência em Endocrinologia.

Essa é uma especialidade eminentemente ambulatorial, com poucas urgências e eventuais internações para acompanhamento dos pacientes que evoluem com alguma descompensação clínica.

Como é o dia a dia?

O dia a dia do endocrinologista pode, às vezes, ser solitário, pois por ser uma especialidade ambulatorial, a maior parte do tempo o endócrino está no consultório frente a frente com o paciente.

Na minha prática, escolhi estar vinculada a um hospital geral, onde faço parte da equipe de Endocrinologia e atendo uma gama variada de patologias, já que várias outras especialidades interagem entre si.

Além disso, a atividade acadêmica ajuda a enriquecer meu cotidiano. Temos um serviço com Residência Médica e a preceptoria dos residentes com certeza ajuda a nos manter sempre atualizados. E é claro, o atendimento no meu consultório, completa o meu cotidiano.

Oportunidades de trabalho

As oportunidades de trabalho são variadas:

  1. Atendimento em ambulatório/consultório
  2. Médico responsável pelo setor de provas funcionais em laboratórios de análises clínicas
  3. Aulas para graduação e pós graduação em endocrinologia
  4. Parecerista em hospital geral

Número de especialistas

No momento, temos aproximadamente 4.300 endocrinologistas registrados pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Curiosidade(s)

– A descoberta da tireoide é atribuída a Thomas Warton, em 1656, enquanto realizava uma pesquisa sobre glândulas. Na época, acreditava-se que a função da tireoide era apenas estética. Somente no século XIX, foi possível confirmar sua importância.

Especialidades correlacionadas

A Endocrinologia interage com diversas outras especialidades, destacando-se principalmente a Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, além da Gastroenterologia, Neurologia, Reumatologia e Cardiologia.

Área de atuação

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, as principais áreas de atuação do endocrinologista são as seguintes:

  • Andropausa
  • Colesterol e Triglicerídeos
  • Crescimento
  • Diabetes
  • Distúrbios da Menstruação
  • Distúrbios da Puberdade
  • Doenças da Glândula Supra-Renal
  • Doenças da Hipófise
  • Excesso de Pelos
  • Obesidade
  • Osteoporose
  • Reposição Hormonal da Menopausa
  • Tireoide

Mensagem para quem quer seguir essa especialidade

Para os estudantes interessados em seguir por esta jornada, estejam preparados para estudar bastante fisiologia e Clínica Médica, pois assim vocês estarão construindo uma a base sólida para um futuro brilhante como endocrinologistas.

*Os artigos sobre as especialidades médicas foram produzidos em parceria com a Associação Nacional de Médicos Residentes

Veja abaixo as outras especialidades que já falamos!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.