Cirurgia de catarata aumenta qualidade e quantidade do sono

Cirurgia de catarata substitui a estrutura opaca dos olhos por uma lente transparente, assim o ciclo biológico do paciente é regulado. Entenda:

Um estudo dinamarquês publicado na revista Ophthalmology, da Academia Americana de Oftalmologia, revelou que a cirurgia de catarata melhora a qualidade do sono, além de combater a sonolência diurna que aumenta o risco de acidentes e quedas comuns em quem tem a doença. O estudo foi realizado com 73 participantes de 50 a 94 anos, todos portadores desse problema.

Entre as descobertas, os pesquisadores constaram que a intervenção cirúrgica aumentou em até três vezes a absorção de luz azul pelas células da retina, incitando a fabricação de melanopsina. Essa substância, por sua vez, age na produção de um hormônio chamado melatonina, que induz o sono no período noturno.

Ou seja, ao realizar a cirurgia, que substitui a estrutura opaca dos olhos por uma lente transparente, o ciclo biológico do paciente é regulado. Em outras palavras, é como se o organismo reaprendesse a diferenciar o claro do escuro e, a partir daí, preparasse o corpo para repousar de forma correta durante a noite.

Os pesquisadores apontam também que, no caso dos pacientes diabéticos, quanto mais tempo a cirurgia for adiada, maior o risco deles desenvolverem retinopatia, o que pode causar cegueira. Daí o motivo que não se deve esperar que as alterações visuais se agravem para consultar um oftalmologista.

Leia maisConfira tudo o que você precisa saber sobre catarata

“A cirurgia de catarata, principalmente, nos casos mais avançados, pode beneficiar o organismo dos pacientes ao retorno da normalidade do ciclo circadiano ou relógio biológico. Este ciclo é uma espécie de relógio que governa as ações diárias de nossas células do corpo. Para isso, ele utiliza a alternância da luz do dia com a escuridão noturna. Como a catarata escurece a visão, ela atrapalha a percepção da luz, afetando o ciclo circadiano. É graças ao nosso relógio biológico, há a liberação de nossos hormônios em determinados horários do dia e outras substâncias que podem alterar o ciclo do nosso humor e sono. Sendo assim, de acordo com artigos publicados recentemente, é possível que haja a melhora nesses ciclos ao realizar a cirurgia da catarata, assim, como a melhora da visão”, explica o oftalmologista Rodrigo Schwartz Pegado, especialista em retina e vítreo, e membro titular da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Tipos de cataratas

A catarata está entre as principais enfermidades causadoras da cegueira. O tipo mais comum é a catarata senil, ou seja, o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. Além deste, existe também a catarata congênita, na qual o bebê já nasce com catarata (forma mais rara) e causas secundárias como o uso crônico de corticoide, doenças metabólicas, diabetes, uveítes (inflamação intraocular), trauma e exposição excessiva à radiação ultravioleta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa. Já de acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), por ano surgem cerca de 550 mil novos casos no Brasil. Em 2016, mais de 450 mil pacientes fizeram a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e no Brasil, ela é responsável por 48% dos casos de cegueira.

 

 

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags