Endometriose e adenomiose: há relação com distúrbios causados pelo consumo de produtos químicos?

Embora estudos mostrem relação da endometriose e adenomiose com uma alteração inflamatória na paciente, pouco se sabe sobre as etiologias.

A paciente que apresenta endometriose tem grandes chances de também apresentar adenomiose no futuro. Apesar dos estudos mostrarem uma relação da endometriose e adenomiose com uma alteração inflamatória na paciente, pouco se sabe da etiologia de ambas patologias. Sendo assim, é necessário indagar e pesquisar mais sobre o assunto, para que assim possamos prestar uma melhor assistência a essas mulheres, afinal a incidência de endometriose e adenomiose vem subindo com o passar dos anos.

Leia também: Efeito da supressão hormonal pós-operatória na fertilidade de pacientes com endometriose

Endometriose e adenomiose há relação com distúrbios causados pelo consumo de produtos químicos

Análise recente

Neste ano de 2022, foi publicado um artigo na Frontiers in Physiology com o objetivo de descrever possíveis reações entre o consumo de substância causadoras de distúrbios endócrinos como causa da endometriose e adenomiose. Estas substâncias são classificadas como produtos químicos exógenos que interferem nas funções fisiológicas normais do sistema endócrino, potencialmente causadoras de efeitos adversos à saúde e promotora de doenças. Infelizmente, devido a industrialização é difícil não sermos expostos à essas substâncias nocivas.

De acordo com o autor, dioxinas (combustão, incineração de resíduos, erupções vulcânicas, incêndios florestais), bifenilos policlorados – PCB (transformadores elétricos, óleos de imersão para microscópios, pesticidas, papel de cópia sem carbono), bisfenol A – BPA/bisfenol S – BPS (brinquedos infantis, garrafas de água, latas de alimentos, selantes dentários, revestimentos), Ftalatos (cosméticos, equipamentos médicos, medicamentos, tintas, adesivos, produtos de cuidado pessoal) e parabenos (cosméticos, produtos farmacêuticos) são substâncias que provocam distúrbios endócrinos e estão associadas ao surgimento de patologias como endometriose e adenomiose.

Mensagem final

São necessários mais estudos para determinar como ocorre essa relação entre essas substâncias e o surgimento da endometriose e/ou adenomiose. Teria relação com alterações genéticas ou epigenéticas desta paciente? Ou somente seu consumo já estaria relacionado ao desenvolvimento da endometriose e adenomiose? Vamos ficar atentos, pois novos estudos devem surgir nos próximos anos, nos auxiliando na correta propedêutica e terapêutica dessas patologias com alta prevalência nas mulheres modernas.

Saiba mais: Histerectomia total videolaparoscópica em pacientes com endometriose profunda

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Stephens VR, Rumph JT, Ameli S, Bruner-Tran KL, Osteen KG. The Potential Relationship Between Environmental Endocrine Disruptor Exposure and the Development of Endometriosis and Adenomyosis. Front Physiol. 2022 Jan 28;12:807685. doi: 10.3389/fphys.2021.807685.