Endometriose e irregularidade menstrual: trabalho noturno pode ter relação com o aumento de risco

Estudo indica que mulheres que trabalham em turnos noturnos têm maiores risco de irregularidade menstrual e desenvolvimento de endometriose. Saiba mais.

A endometriose afeta cerca de 10% das mulheres no mundo e isso equivale a cerca de 190 milhões de pessoas, e é definida como glândulas endometriais e estroma que ocorrem fora da cavidade uterina. As lesões geralmente estão localizadas na pelve, mas podem ocorrer em vários locais, incluindo intestino, diafragma e cavidade pleural. 

Endometriose e irregularidade menstrual: trabalho noturno pode ter relação com o aumento de risco

A endometriose

Esse tecido endometrial ectópico e a inflamação resultante podem causar dismenorreia, dispareunia, dor crônica e infertilidade. Os sintomas podem variar de mínimos a gravemente debilitantes. A endometriose é uma doença inflamatória benigna, dependente de estrogênio, que afeta mulheres durante os estágios hormonais pré-menarca, reprodutiva e pós-menopausa.

Novo estudo apresentado no Congresso Europeu de Endocrinologia de 2021 :

De acordo com um estudo surpreendente apresentado no 23º Congresso Europeu de Endocrinologia no domingo, 23 de maio, as mulheres que trabalham em turnos noturnos apresentam maiores risco de irregularidade menstrual e desenvolvimento de endometriose. 

A pesquisa encontrou uma redução na expressão dos genes PER-2, CRY-1 e CLOCK, juntamente com um aumento no REV-ERBb em tecidos ectópicos em comparação com os eutópicos. 

Este foi considerado o primeiro estudo que relacionou ciclo circadiano com endometriose. O trabalho foi desenvolvido em Atenas, na Grécia, e investigou a expressão dos genes relacionados ao “relógio central” em tecidos eutópico e tecidos endometriais ectópicos.

O estudo sobre a endometriose

O estudo contou com um pequeno n° de 27 pacientes com endometriose ovariana confirmada. Onze amostras pareadas foram coletadas de cistos ovarianos (tecidos endometriais ectópicos) e endométrio normal (tecidos eutópicos), enquanto outros oito tecidos endometriais ectópicos e oito eutópicos foram coletados de 16 pacientes diferentes com o mesmo diagnóstico.

Leia também: Dia Internacional da Luta contra a Endometriose

Resultados

Os resultados deste estudo demonstram uma expressão alterada de CLOCK, CRY1, PER-2 e Rev-ERBb em tecidos normais do endométrio, em comparação com os tecidos endometriais ectópicos, indicando um distúrbio do “relógio biológico”. No entanto, a relação causal do padrão de expressão alterado desses genes com o desenvolvimento da endometriose precisa de mais investigação.

A professora Eva Kassi, uma das autoras do trabalho considera que agora, tornou-se evidente que as perturbações do ritmo circadiano podem estar associadas à endometriose, já que houve uma expressão alterada dos genes do “relógio local” no endométrio ectópico. 

Entender as causas e efeitos da endometriose irão melhorar a capacidade de detectar, controlar ou mesmo prevenir a condição. 

Referência bibliográfica:

  • Angeliki Karapanagioti, et al. Alterations in clock genes expression in eutopic and ectopic endometrial tissue, European Congress of Endocrinology 2021, 23 May 2021. DOI: 10.1530/endoabs.73.YI7

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.