Endometriose e síndrome do ovário policístico

A prevalência de endometriose e síndrome do ovário policístico (SOP) é maior que 10% nas mulheres ao redor do mundo.

A prevalência de endometriose e síndrome do ovário policístico (SOP) é maior que 10% nas mulheres ao redor do mundo. Essas são patologias que diminuem a fertilidade e a qualidade de vida das pacientes, por isso a importância de estudá-las para melhorar a assistência à saúde das mulheres. Ao contrário do que já foi proposto há alguns anos, a endometriose e a SOP são doenças opostas, não tendo ligação entre si. Mas estudá-las dessa maneira pode nos ajudar a entender melhor ambas.

Leia também: Uso de implante de Etonogestrel em pacientes com endometriose e adenomiose

Endometriose e síndrome do ovário policístico

Estudo recente

Em abril de 2021 foi publicado um artigo sobre esse tema na Evolutionary Applications, foi destacada a importância de estudar doenças opostas para aprender melhor o funcionamento de ambas. O autor fez uma revisão sistemática de artigos com bom embasamento científico para mostrar a dicotomia entre endometriose e a síndrome do ovário policístico. Fica claro que desde a fase da embriogênese a mulher com SOP tem altos níveis de testosterona, enquanto a paciente com endometriose tem baixos. Elas apresentam biótipos diferentes e uma regulação hormonal do eixo hipotálamo-hipófise-ovário totalmente discrepantes. Também vão apresentar quadros clínicos opostos e diferentes causas para a infertilidade, quando existente.

Conclusão

Importante ressaltar que até pouco tempo atrás tínhamos a suspeita que ter SOP era fator de risco para endometriose, devido aos altos níveis de estrogênio que a paciente com SOP é exposta. Isso nos mostra o quanto precisamos evoluir nos estudos sobre ginecologia endócrina. Ao saber que as pacientes com endometriose apresentam uma baixa dosagem de testosterona enquanto feto, nos mostra que a testosterona pode ser um fator protetor da endometriose ou a etiologia da doença. Mais estudos são necessários para elucidar essa questão, mas é algo que pode ajudar inúmeras pacientes com dismenorreia e infertilidade por conta de endometriose. 

Saiba mais: Síndrome do ovário policístico: quando medicar?

Referências bibliográficas:

  • Dinsdale, NL, Crespi, BJ. Endometriosis and polycystic ovary syndrome are diametric disorders. Evol Appl. 2021;00:1– 23. doi: 10.1111/eva.13244

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.