Endometriose: tratamento videolaparoscópico pode ajudar na dor e qualidade de vida?

De acordo com análise a excisão videolaparoscópica das lesões de endometriose diminuem as dores e melhoram a qualidade de vida das pacientes.

O manejo da dor na paciente com endometriose ainda é um desafio para os ginecologistas ao redor do mundo.  Em torno de 10% das mulheres em idade reprodutiva são afetadas por essa patologia, 60% de adolescentes e adultas com dores pélvicas crônicas e até 50% de mulheres com infertilidade. De acordo com Rindos (2020) a excisão videolaparoscópica das lesões de endometriose diminuem as dores e melhoram a qualidade de vida das pacientes nos primeiros 6 a 12 meses após o procedimento, quando comparadas com cirurgias placebo. 

Leia também: Novo guideline de endometriose e o enfoque na paciente adolescente

Endometriose tratamento videolaparoscópico pode ajudar na dor e qualidade de vida

Análise recente

Em dezembro de 2020 foi publicado um estudo de coorte no Journal of Minimally Invasive Gynecology com objetivo de avaliar a melhora da dor e qualidade de vida das mulheres com endometriose. Foram selecionadas 61 mulheres com endometriose comprovadas por anatomopatológico e que foram submetidas a excisão videolaparoscópica das lesões de endometriose entre 2011 a 2015. Todos os cirurgiões retiraram as lesões visíveis com o objetivo de melhorar a dor pélvica das pacientes. As pacientes foram submetidas ao Endometriosis Health Profile Questionnaire (EHP-30) para avaliar a melhora da qualidade de vida e dor das pacientes meses após o procedimento e depois de alguns anos também. O EHP-30 é o único questionário validado e aplicável para realizar essa avaliação.

Saiba mais: Endometriose e irregularidade menstrual: trabalho noturno pode ter relação com o aumento de risco

De acordo com Rindos (2020) as pacientes apresentaram uma melhora significativa nas cinco escalas do questionário EHP-30 (dor, controle e impotência, bem estar emocional, suporte social e autoestima) no primeiro mês após a videolaparoscopia, e persistiu durante o acompanhamento de seis a oito anos quando comparado com a linha de base da escala. Outro resultado importante desse estudo é a comparação entre as pacientes que foram submetidas a cirurgias com preservação uterina e as que foram submetidas a histerectomia videolaparoscopica. Ambos os procedimentos tiveram o mesmo resultado em relação a dor e qualidade de vida, portanto, a histerectomia não tem essa finalidade. 

Mensagem final

O tratamento videolaparoscópico de endometriose com preservação uterina é considerado uma das melhores maneiras para controle da dor pélvica e melhora da qualidade de vida das pacientes com essa patologia. Lembrando que a terapia hormonal controla os sintomas de 80% das pacientes por apenas dois anos, além de mascarar o desenvolvimento da doença, podendo dificultar a cirurgia quando indicada e piorar o quadro de infertilidade da paciente.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.