Junho é o mês da visibilidade e representatividade!  [Blog do Nursebook]

Fizemos um resumo sobre os principais temas abordados no mês de junho, o mês da visibilidade e representatividade LGBTI+.

LGBTI+

No calendário mundial, o dia 28 de junho é considerado o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+. Orgulho de ser quem é! 

Ao longo do mês, o Nursebook trouxe temas relevantes e abordagens pertinentes à enfermagem. 

Com o artigo da nossa editora chefe Thalita Breda, abordamos a importância e o siginificado do mês de junho para o movimento LGBTI+

Também foram abordadas as demandas de saúde da população LGBTI+ e o papel do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde, pelo SUS.

O artigo do colunista Rafael Rodrigues especialista em Atenção Psicossocial sobre orientação sexual, identidade e expressão de gênero  informou sobre o respeito e a aceitação da existência do outro como indivíduo único na sociedade. Além de elucidar sobre sexo biológico, atração e orientação sexual e sobre identidade de gênero. Vale leitura! 

Para testar seus conhecimentos após o artigo, criamos um QUIZ sobre o tema. Faça já

Também tivemos um artigo que abordou sobre A Política Nacional de Saúde LGBTI+ que foi um verdadeiro marco no reconhecimento da vulnerabilidade e da luta por direitos da comunidade. 

O Nursebook também participou de uma parceria com os canais Portal PEBMED e Whitebook que juntos realizaram o primeiro podcast integrado sobre saúde LGBTI+ que você pode ouvir aqui: Podcast Saúde LGBTI+. O papo contou com o médico de família e comunidade, Renato Bergallo, com o médico Renato Gil, especialista em medicina da família e criador do grupo de médicos especializados no atendimento LGBTI+, e também com o enfermeiro obstetra e mestre em Enfermagem, Thiago de Freitas França, para discutirem sobre a saúde da população LGBTI+.

Segundo o Sinan, no período entre 2015 a 2017 foram registradas 778.527 notificações de violências, sendo 24.564 contra a população LGBTI+ e no artigo Perfil das notificações de violência em LGBT registradas no Sinan, falamos um pouco sobre esses dados e como combater o preconceito e a discriminação contra essas minorias. 

Por fim, o mês além de comemorativo, se faz também, reflexivo e combativo. Cabe aos profissionais da área da saúde assumirem a responsabilidade de promover sempre o debate pelo desenvolvimento técnico, científico, cultural e político em favor das minorias sexuais e de gênero.

Com o artigo 28 de junho: Dia de luta, reflexão e transformação social em prol da população LGBTI+, a enfermeira Isabelle Gaspar, especialista em gênero e sexualidade encerra o mês falando sobre as vitórias da população LGBTI+ e da longa jornada que essas pessoas enfrentam no seu dia a dia.  Vale a leitura! 

nursebook_redes_sociais

Lembrando que o Nursebook está com acesso liberado por tempo limitado, se você ainda não tem, no seu celular, é só baixar na App Store e na PlayStore. Sigam o Nursebook também nas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades