Blog do Nursebook

Blog do Nurse: junho, o mês da visibilidade e representatividade! 

Tempo de leitura: 3 min.

No calendário mundial, o dia 28 de junho é considerado o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+. Orgulho de ser quem é! 

Ao longo do mês, o Nursebook trouxe temas relevantes e abordagens pertinentes à enfermagem. 

Com o artigo da nossa editora chefe Thalita Breda, abordamos a importância e o siginificado do mês de junho para o movimento LGBTI+

Também foram abordadas as demandas de saúde da população LGBTI+ e o papel do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde, pelo SUS.

O artigo do colunista Rafael Rodrigues especialista em Atenção Psicossocial sobre orientação sexual, identidade e expressão de gênero  informou sobre o respeito e a aceitação da existência do outro como indivíduo único na sociedade. Além de elucidar sobre sexo biológico, atração e orientação sexual e sobre identidade de gênero. Vale leitura! 

Para testar seus conhecimentos após o artigo, criamos um QUIZ sobre o tema. Faça já

Também tivemos um artigo que abordou sobre A Política Nacional de Saúde LGBTI+ que foi um verdadeiro marco no reconhecimento da vulnerabilidade e da luta por direitos da comunidade. 

O Nursebook também participou de uma parceria com os canais Portal PEBMED e Whitebook que juntos realizaram o primeiro podcast integrado sobre saúde LGBTI+ que você pode ouvir aqui: Podcast Saúde LGBTI+. O papo contou com o médico de família e comunidade, Renato Bergallo, com o médico Renato Gil, especialista em medicina da família e criador do grupo de médicos especializados no atendimento LGBTI+, e também com o enfermeiro obstetra e mestre em Enfermagem, Thiago de Freitas França, para discutirem sobre a saúde da população LGBTI+.

Segundo o Sinan, no período entre 2015 a 2017 foram registradas 778.527 notificações de violências, sendo 24.564 contra a população LGBTI+ e no artigo Perfil das notificações de violência em LGBT registradas no Sinan, falamos um pouco sobre esses dados e como combater o preconceito e a discriminação contra essas minorias. 

Por fim, o mês além de comemorativo, se faz também, reflexivo e combativo. Cabe aos profissionais da área da saúde assumirem a responsabilidade de promover sempre o debate pelo desenvolvimento técnico, científico, cultural e político em favor das minorias sexuais e de gênero.

Com o artigo 28 de junho: Dia de luta, reflexão e transformação social em prol da população LGBTI+, a enfermeira Isabelle Gaspar, especialista em gênero e sexualidade encerra o mês falando sobre as vitórias da população LGBTI+ e da longa jornada que essas pessoas enfrentam no seu dia a dia.  Vale a leitura! 

Lembrando que o Nursebook está com acesso liberado por tempo limitado, se você ainda não tem, no seu celular, é só baixar na App Store e na PlayStore. Sigam o Nursebook também nas redes sociais para ficar por dentro das novidades!

 

Autor:

Compartilhar
Publicado por
Manuela Paiva

Posts recentes

Quais fatores no manejo de hemodiálise contínua podem alterar a sobrevivência de crianças graves com lesão renal aguda?

A lesão renal aguda ocorre em mais de um quarto das crianças em Unidade de…

11 minutos atrás

Relembrando o que é o hipoparatireoidismo

O hipoparatireoidismo é uma condição relativamente rara, causada na maioria das vezes pelo dano cirúrgico…

3 horas atrás

Pandemia impactou no aumento de peso e controle da glicemia dos portadores de diabetes tipo 2

A pandemia de Covid-19 teve um impacto bastante negativo no aumento de peso e controle…

4 horas atrás

Anemia Falciforme: você pode ser um portador deste traço

A anemia falciforme atinge um grande número de brasileiros, dessa forma, os diretos do portador…

5 horas atrás

Escabiose: orientações para o sucesso do tratamento

É importante o paciente com escabiose seguir algumas orientações para tratar a dermatose. Saiba quais…

20 horas atrás

Outubro rosa: Câncer de vulva: update 2021

As neoplasias de vulva respondem apenas por 4% das neoplasias ginecológicas. Saiba mais.

20 horas atrás