Enfermeiros estão entre profissionais com mais problemas de saúde mental

O caso da enfermeira Janaína Souza, vítima de suicídio em janeiro, reacendeu o debate sobre  a depressão na enfermagem e o esgotamento emocional e físico.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A síndrome de Burnout atinge em cheio os profissionais de saúde. Assim como os médicos, cuja estimativa é de que 32% sofram de esgotamento, os enfermeiros também estão altamente expostos à doença.

O caso da enfermeira Janaína Silva e Souza, de 39 anos, vítima de suicídio em janeiro reacendeu o debate sobre  a depressão na enfermagem e o esgotamento emocional e físico. As extensas horas de trabalho, baixa remuneração e estresse no dia a dia fazem com que estes profissionais se sintam esgotados e desmotivados.

A preocupação com o tema é tanta que o Conselho Federal de Enfermagem (Confen), em razão do Dia Nacional de Lutas em Defesa da Vida, realizou um evento no mês passado para conscientizar a classe dos perigos da depressão, Burnout e suicídio. Sob o lema “Suicídio na Enfermagem não”, o evento foi organizado em quatro estados brasileiros: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Sergipe.

Segundo Sebastião Duarte, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso do Sul, o caso da enfermeira Janaina Souza não é incomum, pois a depressão é uma condição corrente entre os profissionais de saúde. “A profissão lida com pacientes em situação de dor e sofrimento, de morte, e isso abala também o emocional do profissional”, relatou Duarte.

burnout

Fique atento aos sinais do burnout:

A síndrome de Burnout pode se manifestar de diferentes formas, mas alguns sinais são comuns, como:

Irritabilidade

Excesso de irritação no ambiente de trabalho pode ser um preditivo para a depressão e o burnout. Se você está frustrado/irritado com o trabalho, busque a causa e tente mudar de perspectiva.

Frequentemente falta o trabalho por doença

Todo mundo precisa de uma folga caso não esteja bem de saúde, mas se você encontra-se constantemente com a saúde abalada, talvez seja uma boa ideia procurar um novo método de tratamento que não interfira no trabalho

Arredio a mudanças

Algumas mudanças podem ser difíceis de lidar, mas se recusar a mudar pode lhe afetar profissionalmente e causar frustração no ambiente de trabalho.

Exaustão

Enfermeiros trabalham por ongos períodos, e a fadiga é um sintoma comum entre os profissionais. Porém se você se sente em estado de constante exaustão, procure ajuda.

Leia mais conteúdos sobre enfermagem:

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades