Ensaio clínico de nova vacina para Covid-19, a SCB-2019, é autorizado pela Anvisa

O ensaio clínico da SCB-2019 contará com 22 mil voluntários com 18 anos ou mais, distribuídos em diversas regiões do mundo.

Na última sexta-feira, 16, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o ensaio clínico de mais um imunizante contra a Covid-19. A candidata da vez é a SCB-2019, financiada pela Sichuan Clover Biopharmaceuticals. Inc, empresa que conta com sede na China. 

O ensaio clínico da SCB-2019 contará com 22 mil voluntários com 18 anos ou mais, distribuídos em regiões como América Latina e países como África do Sul, Bélgica, China, Espanha, Polônia e Reino Unido. 

No Brasil, 12.100 voluntários irão participar dos testes do imunizante, sendo eles do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

Anvisa aprova ensaio clínico da vacina SCB-2019

A SCB-2019 contra a Covid-19

A candidata a vacina da Sichuan Clover é uma proteína recombinante de fusão de trímero da espícula (S) do Sars-CoV-2, sendo coadministrada com um adjuvante CpG 1018/Alum nas duas doses, com intervalo de 22 dias entre elas. 

Para conceder a autorização, a Anvisa fez a análise dos dados das etapas anteriores de desenvolvimento dos produtos, sendo os estudos não clínicos in vitro e em animais, além de dados preliminares de estudos clínicos em andamento. Os resultados apresentados até o momento demonstraram uma segurança considerada aceitável para a vacina candidata.

Vacinas no Brasil

Recentemente, a Anvisa também autorizou o ensaio clínico de mais uma vacina no país, a Medicago/GSK. Juntamente com a SCB-2019, já são seis os imunizantes autorizados para estudos de fase 3 pela instituição. As primeiras foram a vacina de Oxford, a Coronavac, a vacina de mRNA da Pfizer com a BioNTech e a vacina da Janssen-Cilag, divisão farmacêutica da Johnson.

Leia também: Casos de trombose por vacina de Oxford são raros; agências recomendam continuar a imunização

Andamento da vacinação

De acordo com o mapa de vacinação do Consórcio de veículos de imprensa, o Brasil aplicou até o momento cerca de 36 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, número que corresponde a 12% da população brasileira. Apenas 10 milhões de pessoas receberam a segunda dose, totalizando apenas 4,7% da população. 

No contexto mundial, o Brasil está em 12° lugar entre os países que têm a maior porcentagem de pessoas em relação à população que já receberam, pelo menos, a primeira dose, segundo o mapa de vacinação da Universidade de Oxford. 

Israel ocupa o primeiro lugar do ranking com 61%, seguido pelo Reino Unido (48%), Chile (40%), Estados Unidos (39%), Bahrein (35%), Hungria (33%), Uruguai (30%), Sérvia (26%), Alemanha (19%), França (18%) e Peru (14%).

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas: 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.