Ensaios clínicos podem ser conduzidos à distância?

Há mais de um ano a pandemia causada pelo novo coronavírus traz diversas dificuldades em pesquisas que envolvem ensaios clínicos.

Há aproximadamente um ano atrás, a pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe diversas dificuldades em pesquisas que envolviam testes clínicos. Inúmeras restrições surgiram e impediram o desenvolvimento de trabalhos, a coleta de dados e o acompanhamento adequado de intervenções. Dois autores publicaram recentemente no JAMA um artigo que faz um levantamento aproximado do impacto provocado pelo cenário atual nessas pesquisas e propõe soluções interessantes.

Leia também: IM/ACP 2021: telemedicina e estratégias para o exame físico

Ensaios clínicos podem ser conduzidos à distância?

Ensaios clínicos na pandemia

Cerca de 1.773 ensaios clínicos foram suspensos na pandemia e aqueles que não foram encerrados certamente passam por desafios em tudo aquilo que é necessário seguimento presencial. Muitos pesquisadores propuseram alternativas de acompanhamento remoto. Houve um aumento aproximado de 9% para 57% entre janeiro e maio de 2020 em pesquisas conduzidas remotamente. Realizar ligações por telefone e teleconsultas e até mesmo enviar por correio medicações e equipamentos de monitorização foram algumas das ações utilizadas como novas abordagens dentro da pandemia.

O artigo cita ainda um ensaio clínico randomizado, duplo cego, realizado em Missouri, que analisou a eficácia da Fluvoxamina comparada com placebo em 152 pacientes recém-diagnosticados com Covid-19. Essa pesquisa foi conduzida de maneira totalmente remota — termo de consentimento livre e esclarecido; entrega de oxímetro, termômetro e monitor de pressão arterial; entrega da medicação; e coleta de dados: em nenhum momento foi necessário contato físico entre os pesquisadores e os pacientes do espaço amostral.

Ademais, o texto sugere a possibilidade de que esse acompanhamento remoto pode perdurar após a pandemia, pois facilitaria o acompanhamento de indivíduos com múltiplas comorbidades e com dificuldade de locomoção. É possível até mesmo realizar o desenvolvimento de uma “van” com dispositivos portáteis — exames como eletrocardiograma, ultrassom e espirometria, por exemplo, estão consistentemente mais disponíveis.

Por outro lado, é necessário também questionar até que ponto os dados obtidos em sistemas como esse são válidos, pois a coleta de informação pode não ser tão rigorosa quanto uma pesquisa presencial e os resultados podem não ser reproduzíveis.

É preciso cautela. Ainda que grandes barreiras presentes em ensaios clínicos presenciais possam ser abolidas com o uso de métodos remotos — como a dificuldade de locomoção — existem inúmeros desafios que ainda permanecerão — como a preocupação com a toxicidade do tratamento testado.

Saiba mais: Preprints: fonte de benefícios ou de fake news para a ciência?

Existem evidências de que o recrutamento presencial de pacientes para pesquisas é mais eficaz, algumas intervenções (especialmente comportamentais) são menos potentes se remotas, medidas que necessitam de equipamentos e técnicas especiais (coleta de sangue, biópsias, exames de imagem avançados etc) podem ser impossíveis de serem realizados remotamente, e os resultados subjetivos (típicos em um processo à distância) não são substitutos para resultados objetivos presenciais. Ou seja, dados obtidos de maneira objetiva e subjetiva podem ser analisados de maneira conjunta para uma melhor compreensão das intervenções.

Conclusão

O artigo conclui ressaltando que os pesquisadores devem reduzir locomoções inoportunas dos participantes das pesquisas, a fim de diminuir gastos desnecessários e inconveniências. Todavia, para continuar garantindo evidências de alta qualidade, as decisões para conduzir ensaios clínicos randomizados remotamente devem considerar a influência dessas alterações na validade e integridade dos dados obtidos.

Referências bibliográficas:

  • McDermott MM, Newman AB. Remote Research and Clinical Trial Integrity During and After the Coronavirus Pandemic. JAMA. Publicado online em 22/04/2021. doi:10.1001/jama.2021.4609

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.