Hipertermia pode ajudar no tratamento da depressão? Entenda

Resultados de uma nova terapia para a depressão leve mostraram que a hipertermia pode ser um forte aliado no tratamento da doença.

Os resultados preliminares de uma nova terapia para a depressão leve mostraram que a hipertermia pode ser um forte aliado no tratamento da doença. O procedimento teve uma ação rápida e se mostrou seguro com benefícios terapêuticos prolongados, de acordo com uma publicação do JAMA Psychiatry.

Para chegar nessa conclusão, um grupo de pesquisa realizou um estudo duplo-cego, randomizado, controlado, de 6 semanas, de uma única sessão de hipertermia em 34 pacientes com um longo período depressivo (idade média de 39, média de duração do período de 113 meses). A maioria dos pacientes tinha tomado, no mínimo, um tipo de antidepressivo e teve, no mínimo, um período de depressão anterior.

hipertermia em paciente com depressao

Hipertermia e depressão

Os participantes passaram por duas etapas:

  • Na primeira, eles foram expostos a um aparelho de aquecimento que eleva a temperatura corporal para 38,5 ºC durante cerca de 1h30, seguido de 1 hora de resfriamento;
  • E na segunda, eles passaram a mesma quantidade de tempo em um aparelho similar, mas que produzia apenas calor suave.

Resultados e conclusões

 

Dos 34 pacientes, 29 tiveram pelo menos uma avaliação pós-intervenção. O tratamento ativo foi associado com resultados significativamente maiores de diminuições do que o tratamento placebo na Escala Hamilton para depressão. A redução com hipertermia começou na primeira semana (-5.91 pontos) e continuou até a sexta semana (-8,31); os resultados com placebo eram de -1,89 na primeira semana e -5,54 na sexta semana.

Os pesquisadores explicam que esse feito sob a depressão pode estar relacionado com o fato de que o aquecimento suave do corpo ativa regiões do cérebro como o córtex órbito-frontal, córtex cingulado anterior e estriado ventral. Essas regiões processam sinais térmicos agradáveis e são regulados negativamente durante a depressão.

Mais conteúdos sobre depressão

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.