Entenda a relação do novo padrão de segurança do WhatsApp com os médicos

É, também, a organização e o profissionalismo que citamos anteriormente, e a certeza de, por exemplo, contar com um backup completo para evitar o uso de suas palavras fora de contexto – o Medicinia faz isso automaticamente e ainda exporta o conteúdo para ser anexado ao prontuário.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

250-BANNER4Sim, você não foi o único a se perguntar o que é a tal “criptografia de ponta a ponta” ou a ficar na dúvida se a mudança é boa ou ruim. E para o usuário médico, será uma vantagem ou desvantagem?

Na timeline do Facebook de muita gente se multiplicaram postagens sobre o hermetismo da mais recente mensagem do WhatsApp para os seus usuários. Houve inclusive quem resolvesse “pedir ajuda aos universitários”: “Fui enviar uma mensagem no meu WhatsApp  e recebi o seguinte: As mensagens que você enviar para esta conversa e chamadas agora são protegidas por criptografia de ponta a ponta. Que é isso???”. Como o pessoal perde o amigo, mas não perde a piada nas redes sociais, as explicações foram hilariantes

Afinal, qual o problema da mensagem? Bem, “problemas”. Primeiramente, a empresa se esqueceu que grande parte de seu público não faz ideia do que seja “criptografia de ponta a ponta”. Segundo, que a população é crédula e poderia jurar que, mesmo redes sociais abertas, como o FB e o WA, sempre deram segurança total, geral e irrestrita às suas informações.

Para resumir, a tradução do recado é a seguinte:  Não guardo, não tenho backup de conteúdo e se a justiça precisar, que fale com os envolvidos. Contextualizando os leitores, as empresas de tecnologia têm sido acusadas de se recusarem a entregar conteúdos trocados entre usuários de seus canais, mesmo sob ordem judicial. No Brasil, houve desdobramentos que inclusive culminaram em ordem de prisão do vice-presidente do Facebook para a América Latina.

Quando passamos essa discussão para a comunicação em saúde, a situação fica mais delicada. Ainda há muitos médicos usando o WhatsApp para conversar com pacientes. Para suprir esse gap, foi criado o Medicinia, que se propõem a garantir um canal específico para a relação médico-paciente, priorizando a confidencialidade e a segurança das informações clínicas acima de tudo.

Reflita sobre isso. Vou te dar dois motivos para aproveitar a oportunidade para migrar de vez os seus pacientes para um aplicativo profissional de comunicação em saúde:

1-      Chega de pacientes, amigos e familiares – tudo junto e misturado – no mesmo aplicativo. Separe de uma vez as suas vidas profissional e pessoal!

2-      Escolha uma plataforma que siga as normas internacionais do HIPAA e o código de ética médica, e que ofereça segurança aos dados clínicos. A gente precisa pensar em tudo. E se alguém roubar o seu celular? Tudo perdido… a menos que você faça backup. Você precisa ter certeza de que as informações estão sempre guardadas e que quando você ou o paciente entrarem no aplicativo, a partir de qualquer aparelho, estará tudo lá, devidamente preservado!

500x250banner2

Segurança não é só criptografia de ponta a ponta. É, também, a organização e o profissionalismo que citamos anteriormente, e a certeza de, por exemplo, contar com um backup completo para evitar o uso de suas palavras fora de contexto – o Medicinia faz isso automaticamente e ainda exporta o conteúdo para ser anexado ao prontuário.

Quer usar o aplicativo de comunicação do médico? Clique aqui.

Sobre o autor: Mais um texto produzido pelos nossos parceiros do Medicinia!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Tags