Envelhecimento facial e associação de procedimentos: toxina botulínica, preenchimento e bioestimulador de colágeno

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O envelhecimento facial é o principal motivo das consultas na área da dermatologia estética. Esse processo depende de fatores genéticos, cronológicos, hormonais e ambientais (radiação ultravioleta, tabagismo, poluição e alimentação). Cada rosto envelhece de forma diferente, o que torna imprescindível uma análise facial individualizada de modo a indicar a melhor associação de tratamentos minimamente invasivos.

Com o decorrer dos anos alterações senis não se restringem à pele, mas também aos tecidos subjacentes como músculos, ligamentos, tecido adiposo e ossos. Dessa forma, a associação de procedimentos oferece uma resposta ideal ao processo multifatorial de envelhecimento e garante a manutenção das interações dinâmicas entre esses tecidos.

Leia também: Aplicações dos fios de polidioxanona (PDO) para rejuvenescimento

Nesse contexto, é importante abordar as unidades estéticas: o terço superior, médio e inferior da face não envelhecem de modo simultâneo e nem da mesma forma, e os métodos de correção variam.

mulher com envelhecimento facial recebendo injeção de botox

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Envelhecimento facial

Em torno dos 25 anos, as primeiras rítides e manchas solares começam a surgir na parte superior do rosto. A toxina botulínica pode ser utilizada para melhora de rugas dinâmicas e como método preventivo, por atenuar a contração excessiva e contínua da musculatura facial. Peeling, microagulhamento e lasers podem ser associados à fotoproteção e a medicações tópicas para otimizar a qualidade da pele.

Já no terço médio, a alteração mais relevante é a diminuição do tecido adiposo na região malar e o deslocamento de estruturas para regiões inferiores do rosto. Essa perda é progressiva e lenta, em geral percebida a partir da terceira década de vida. Dessa forma, após o uso da toxina botulínica no terço superior, a restauração do volume através do preenchimento com ácido hialurônico é um dos pilares para melhora das rítides e sulcos. Para otimizar os resultados, bioestimuladores de colágeno e fios de sustentação podem ser utilizados para melhora da flacidez e da qualidade da pele.

Veja mais: Melasma: Opções terapêuticas e desafios

Finalmente, no terço inferior o envelhecimento também é multifatorial: por ação da gravidade, as estruturas que perderam sustentação no terço médio são deslocadas para baixo; a ação de músculos cervicais e perilabiais provocam a acentuação de sulcos como a “linha de marionete” e o “código de barras”; também ocorre reabsorção da mandíbula, e todos esses eventos culminam com a perda da definição do contorno mandibular.

Para melhorar o delineamento inferior do rosto a associação do preenchimento com ácido hialurônico aos bioestimuladores e aos fios de sustentação permite a restauração do volume, melhora da flacidez e produz um efeito lifiting. A toxina botulínica aplicada em pontos específicos no masseter, músculos da mandíbula e cervicais também é capaz de suavizar as pregas do pescoço e de realçar o contorno facial, o que é conhecido como efeito Nefertiti.

Sob essa nova perspectiva, a tendência atual é de substituir o enfoque em estigmas isolados de envelhecimento (como rugas e sulcos) pela avaliação global e individualizada da face. E os estudos demontram que a melhor abordagem é através de tratamentos combinados, por terem melhores resultados, efeitos aditivos e maior duração.

Autora:

Referências bibliográficas:

  • Sundaram H. et al. Global Aesthetics Consensus: Hyaluronic Acid Fillers and Botulinum Toxin Type A-Recommendations for Combined Treatment and Optimizing Outcomes in Diverse Patient Populations. Plast Reconstr Surg. 2016 May;137(5):1410-1423. doi: 10.1097/PRS.0000000000002119.
  • de Melo F. Et al. Minimally Invasive Aesthetic Treatment of the Face and Neck Using Combinations of a PCL-Based Collagen Stimulator, PLLA/PLGA Suspension Sutures, and Cross-Linked Hyaluronic Acid. Clin Cosmet Investig Dermatol. 2020 May 5;13:333-344. doi: 10.2147/CCID.S248280. eCollection 2020.
  • Beylot C. Skin ageing-General features of facial ageing and therapeutic choices. Ann Dermatol Venereol. 2019 Jan;146(1):41-74. doi: 10.1016/j.annder.2018.10.015. Epub 2018 Dec 20.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar