Envelhecimento facial e associação de procedimentos: toxina botulínica, preenchimento e bioestimulador de colágeno

O envelhecimento facial é o principal motivo das consultas na área da dermatologia estética. Saiba mais sobre os procedimentos envolvidos.

O envelhecimento facial é o principal motivo das consultas na área da dermatologia estética. Esse processo depende de fatores genéticos, cronológicos, hormonais e ambientais (radiação ultravioleta, tabagismo, poluição e alimentação). Cada rosto envelhece de forma diferente, o que torna imprescindível uma análise facial individualizada de modo a indicar a melhor associação de tratamentos minimamente invasivos.

Com o decorrer dos anos alterações senis não se restringem à pele, mas também aos tecidos subjacentes como músculos, ligamentos, tecido adiposo e ossos. Dessa forma, a associação de procedimentos oferece uma resposta ideal ao processo multifatorial de envelhecimento e garante a manutenção das interações dinâmicas entre esses tecidos.

Leia também: Aplicações dos fios de polidioxanona (PDO) para rejuvenescimento

Nesse contexto, é importante abordar as unidades estéticas: o terço superior, médio e inferior da face não envelhecem de modo simultâneo e nem da mesma forma, e os métodos de correção variam.

mulher com envelhecimento facial recebendo injeção de botox

Envelhecimento facial

Em torno dos 25 anos, as primeiras rítides e manchas solares começam a surgir na parte superior do rosto. A toxina botulínica pode ser utilizada para melhora de rugas dinâmicas e como método preventivo, por atenuar a contração excessiva e contínua da musculatura facial. Peeling, microagulhamento e lasers podem ser associados à fotoproteção e a medicações tópicas para otimizar a qualidade da pele.

Já no terço médio, a alteração mais relevante é a diminuição do tecido adiposo na região malar e o deslocamento de estruturas para regiões inferiores do rosto. Essa perda é progressiva e lenta, em geral percebida a partir da terceira década de vida. Dessa forma, após o uso da toxina botulínica no terço superior, a restauração do volume através do preenchimento com ácido hialurônico é um dos pilares para melhora das rítides e sulcos. Para otimizar os resultados, bioestimuladores de colágeno e fios de sustentação podem ser utilizados para melhora da flacidez e da qualidade da pele.

Veja mais: Melasma: Opções terapêuticas e desafios

Finalmente, no terço inferior o envelhecimento também é multifatorial: por ação da gravidade, as estruturas que perderam sustentação no terço médio são deslocadas para baixo; a ação de músculos cervicais e perilabiais provocam a acentuação de sulcos como a “linha de marionete” e o “código de barras”; também ocorre reabsorção da mandíbula, e todos esses eventos culminam com a perda da definição do contorno mandibular.

Para melhorar o delineamento inferior do rosto a associação do preenchimento com ácido hialurônico aos bioestimuladores e aos fios de sustentação permite a restauração do volume, melhora da flacidez e produz um efeito lifiting. A toxina botulínica aplicada em pontos específicos no masseter, músculos da mandíbula e cervicais também é capaz de suavizar as pregas do pescoço e de realçar o contorno facial, o que é conhecido como efeito Nefertiti.

Sob essa nova perspectiva, a tendência atual é de substituir o enfoque em estigmas isolados de envelhecimento (como rugas e sulcos) pela avaliação global e individualizada da face. E os estudos demontram que a melhor abordagem é através de tratamentos combinados, por terem melhores resultados, efeitos aditivos e maior duração.

Referências bibliográficas:

  • Sundaram H. et al. Global Aesthetics Consensus: Hyaluronic Acid Fillers and Botulinum Toxin Type A-Recommendations for Combined Treatment and Optimizing Outcomes in Diverse Patient Populations. Plast Reconstr Surg. 2016 May;137(5):1410-1423. doi: 10.1097/PRS.0000000000002119.
  • de Melo F. Et al. Minimally Invasive Aesthetic Treatment of the Face and Neck Using Combinations of a PCL-Based Collagen Stimulator, PLLA/PLGA Suspension Sutures, and Cross-Linked Hyaluronic Acid. Clin Cosmet Investig Dermatol. 2020 May 5;13:333-344. doi: 10.2147/CCID.S248280. eCollection 2020.
  • Beylot C. Skin ageing-General features of facial ageing and therapeutic choices. Ann Dermatol Venereol. 2019 Jan;146(1):41-74. doi: 10.1016/j.annder.2018.10.015. Epub 2018 Dec 20.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.