Enzalutamida é aprovada para pacientes com câncer de próstata sensível à castração metastático no Brasil

Uma nova indicação de uso para o medicamento Xtandi® (enzalutamida) para pacientes com câncer de próstata foi aprovada pela Anvisa.

Uma nova indicação de uso para o medicamento Xtandi® (enzalutamida), produzido pela farmacêutica Astellas, para pacientes com câncer de próstata sensível à castração metastático (CPSCm) sem uso de docetaxel concomitante foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia também: Câncer de Próstata: hospitais brasileiros já oferecem tratamento com Xofigo®

Médico explica o novo tratamento para câncer de próstata, enzalutamida, para o paciente

O que é a enzalutamida?

A enzalutamida é um inibidor do receptor de andrógeno indicado para o tratamento de pacientes com câncer de próstata resistente à castração metastático, não metastático e agora também para o tratamento de pacientes com câncer de próstata sensível à castração metastático.

Com esta nova aprovação, o Xtandi® é agora o primeiro e único remédio oral aprovado no país para o tratamento de três estágios distintos do câncer de próstata avançado.

O medicamento já é aprovado no Brasil para os seguintes tratamentos:

  • Tratamento de homens adultos com câncer de próstata metastático resistente à castração que são assintomáticos ou ligeiramente sintomáticos após falha de terapia de privação androgênica;
  • Tratamento de homens adultos com câncer de próstata metastático resistente à castração que tenham recebido terapia com docetaxel;
  • Tratamento de homens adultos com câncer de próstata não metastático resistente à castração.

Sobre os estudos

A nova indicação de uso foi aprovada com base nos resultados dos estudos ARCHES e ENZAMET, ambos de fase 3.

O ARCHES foi um estudo randomizado que avaliou a eficácia e segurança da utilização do Xtandi® com terapia de privação androgênica (TPA) concomitante versus placebo com TPA em homens com câncer de próstata sensível à castração metastático.

Os dados do estudo demonstraram que o uso de Xtandi® em conjunto com a TPA reduziu significativamente o risco de progressão radiográfica ou óbito em 61% em comparação com placebo mais TPA (n=1.150; razão de risco [HR]: 0,39 [95% intervalo de confiança (IC): 0,30-0,50]; p < 0,001). Os dados de sobrevida global não estavam maduros no momento da análise final de SLPr.

Já o ENZAMET analisou o uso de Xtandi® em conjunto com a TPA versus terapia antiandrogênica não esteroide (bicalutamida, nilutamida ou flutamida) em conjunto com a TPA como controle ativo em homens com câncer de próstata sensível à castração metastático e atingiu o desfecho primário de sobrevida global.

Houve redução do risco de óbito de 33% no grupo tratado com Xtandi® em conjunto com a TPA (n=1.125; razão de risco [HR]: 0,67; 95% [95% intervalo de confiança (IC): 0,52-0,86]; p = 0,002).

Saiba mais: Câncer de próstata: pesquisa revela fragilidades em diagnóstico e tratamento

As análises de segurança dos estudos ARCHES e ENZAMET foram consistentes com o perfil de segurança de Xtandi® em ensaios clínicos anteriores em CPRC.

“O câncer de próstata sensível à castração é uma fase da enfermidade anterior ao estágio resistente à castração, para a qual o remédio já era aprovado no país. Essa nova aprovação reforça o benefício do Xtandi® para homens com câncer de próstata avançado, fruto de mais de uma década de pesquisas clínicas globais”, afirma Roberto Soler, diretor médico da Astellas no Brasil.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, sendo estimados 65.840 novos casos em 2020.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.