Está se aproximando o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia (26/03) e, com ele, ficam mais quentes os debates sobre os cuidados com o paciente com epilepsia. No Portal PEBMED, este é um assunto comumente abordado pela Neurologia – e por outras especialidades – no que tange a prática na clínica e no hospital.
Confira, na íntegra, alguns de nossos conteúdos mais atuais e relevantes sobre o tema e revise seus conhecimentos!
Mais recentes:
Segurança de dietas no tratamento da epilepsia infantil resistente a fármacos
Como é a eficácia comparativa e a segurança de diferentes terapias dietéticas na epilepsia resistente a medicamentos (ERM) na infância?
Mais de 25% dos pacientes com epilepsia no país são portadores em estágio grave
A Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (SAES/MS) alertou que, no mínimo, 25% dos pacientes com epilepsia no país são portadores em estágio grave.
Cirurgia bariátrica aumenta o risco de os pacientes desenvolverem epilepsia?
Um estudo descreveu que o risco de epilepsia é elevado após a cirurgia bariátrica para perda de peso; no entanto, essa associação não foi explorada adequadamente.
Mais acessadas no último ano:
Epilepsia: qual o melhor momento de descontinuar drogas antiepilépticas?
Atualização trouxe recomendações práticas para a retirada das drogas na edição de dezembro 2021 da Neurology.
A amamentação em mulheres com epilepsia sob medicação anticonvulsivante
Há pouca evidência para apoiar que a exposição a DAE do leite de mulheres com epilepsia tenha efeitos clínicos no recém-nascido.
Qual o risco de epilepsia pós-AVC?
Pacientes que sobrevivem ao AVCh são mais propensos a desenvolver epilepsia do que as pessoas que têm AVCi, de acordo com estudo.
A sobrevida varia com a escolha da medicação anticonvulsivante para pacientes com epilepsia pós-AVC?
Lamotrigina e levetiracetam pareceram ser opções razoáveis de tratamento de primeira linha, de acordo com estudo do JAMA Neurology.
Cannabis na prática clínica: além da epilepsia
Neste texto em parceria com Ease Labs, pesquisadores debatem o uso da cannabis como potencial terapêutico na abordagem de patologias.