Epilepsia: você sabe o que é status epilepticus? [Purple Day]

A fisiopatologia do status epilepticus (SE) envolve vários fatores, mas o principal envolve falência de mecanismos endógenos em abortar a crise de epilepsia. Saiba mais:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Define-se status epilepticus (SE) como crise prolongada de epilepsia ou múltiplas crises sequenciais sem que haja retorno ao basal entre elas; para fins operacionais, estipulou-se a duração de cinco minutos para início de tratamento de SE convulsivo (extensível para SE focal disperceptivo ou com ausência). Trata-se de uma emergência neurológica, com mortalidade de cerca de 20% (aumenta com duração >30 minutos) e maior risco de fármaco-resistência (associado à dano neuronal) e em 54% dos casos não há diagnóstico prévio de epilepsia.

Costuma-se dividir as etiologias do SE em dois grupos: agudas (AVC é a mais frequente; anóxia confere maior mortalidade) e crônicas (baixos títulos de DAE é a principal causa e tumores associam-se à maior risco de morte).
A fisiopatologia do SE envolve diversos fatores, mas o princípio fundamental envolve a falência de mecanismos endógenos em abortar a crise.

Observe a seguinte cascata patológica:

O SE apresenta-se nas formas convulsiva, não-convulsiva (atenção para idosos) e eletrográfica. O SE convulsivo costuma apresentar-se com alteração do nível de consciência e movimentos tônicos/clônicos ou tônico-clônicos de extremidades. Já o SE não-convulsivo não tem definição tão estrita, podendo ser focal ou generalizado, com descargas epileptiformes no EEG. Devemos sempre ter alto índice de suspeição clínica para SE frente a paciente com encefalopatia persistente e inexplicada, portanto.

O estudo de imagem evidenciam edema com alteração na diferenciação córtico-medular (TC crânio) e hiperintensidade em T2, sobretudo em córtex e hipocampos (RM de crânio) podendo evoluir com reversão ou evoluindo com atrofia cortical e esclerose hipocampal.

Leia maisEpilepsia: você sabe como manejar?

O manejo pré-hospitalar é de fundamental importância dado ao fato de que, conforme mencionado acima, quanto maior a duração da atividade epiléptica, pior o prognóstico por conta do dano neuronal. Cerca de 60% dos pacientes com SE há menos de 30 minutos respondem ao uso de diazepam seguido por fenitoína. O RAMPART (Rapid Anticonvulsivant Medications Prior to Arrival Trial) mostrou que midazolam intramuscular é tão eficaz quanto o lorazepam intravenoso.

Em ambiente hospitalar, deve-se ter em mente que o SE convulsivo generalizado é uma emergência médica, com necessidade de estabilização do paciente, manutenção de vias aéreas patentes e monitorização de sinais vitais. Suplementação de oxigênio deve ser realizada por cateter ou máscara e o limiar para IOT deve ser baixo.A glicemia capilar deve ser medida com presteza e se correção de hipoglicemia for necessária atentar para administração de tiamina parenteral (profilaxia de Encefalopatia de Wernicke aguda). O tratamento deve ser realizado rapidamente, conforme o algoritmo (adaptado à realidade brasileira):

Este artigo faz parte da série Purple Day, sobre o dia mundial de combate à epilepsia.

Confira outras matérias sobre epilepsia:

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • De Albuquerque, M., Cendes, F. Estado de mal epiléptico em adultos: Revisão e Proposta de Protocolo. J Epilepsy Clin Neurophysiol 2011;17(4):164-175.
  • Betjemann, J. P., & Lowenstein, D. H. (2015). Status epilepticus in adults. The Lancet Neurology, 14(6), 615–624. doi:10.1016/s1474-4422(15)00042-3.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades