Leia mais:
Leia mais:
Doença inflamatória intestinal: para o que dermatologistas e oftalmologistas devem se atentar?
Episclerite: você sabe como diagnosticar e tratar?

Episclerite: você sabe como diagnosticar e tratar?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A esclera constitui os 5/6 posteriores da túnica externa do globo ocular, com conformação esférica de 22 mm de diâmetro. Apresenta um orifício anterior que se continua com a córnea e um posterior para entrada do nervo óptico. As camadas da esclera são episclera, estroma e lâmina fosca.

A episclera é constituída por tecido conjuntivo vascular denso que se origina do estroma escleral superficial e da cápsula de Tenon que a recobre. A episclera é responsável pelo suporte nutricional da esclera, revestimento sinovial escleral e resposta inflamatória às agressões da esclera. Sua principal função é de proteção do conteúdo intra-ocular, sendo resistente e elástica.

A episclerite é a inflamação da episclera. A etiologia idiopática é a mais comum. Pode ser dividida em episclerite simples ou nodular. A simples é responsável por 3/4 de todos os casos e afeta predominantemente mulheres. Há uma tendência em recidivar no mesmo olho ou às vezes em ambos os olhos.

A apresentação se caracteriza por presença de vermelhidão e leve desconforto. A hiperemia pode ser setorial ou difusa. A fase aguda frequentemente atinge seu pico em 12 horas e, então, vai cedendo gradualmente nos próximos dias. Com frequência migra de um olho para o outro ou pode ser bilateral.

LEIA MAIS: Esclera azul – quais doenças clínicas podemos pensar diante dessa alteração?

A episclerite nodular também tende a afetar mulheres jovens, mas tem início menos agudo e um curso mais prolongado. A apresentação se dá através de olho vermelho, tipicamente observado ao acordar. Nos 2-3 dias seguintes a área de hiperemia aumenta em tamanho, apresenta maior desconforto, mas permanece na mesma localização.

A instilação de colírio de fenilefrina a 2,5% irá descongestionar os vasos conjuntivais e episclerais, permitindo uma melhor visualização da esclera subjacente. Os ataques são limitados e geralmente cedem mesmo sem tratamento, mas tendem a ser mais duradouros que na episclerite simples.

Entre os diagnósticos diferenciais apresentam-se irite, conjuntivite e uso exagerado de lentes de contato ou síndrome da lente apertada.

Os casos leves de episclerite podem ser tratados apenas com lágrimas artificiais 4x/dia; se moderada a grave, esteroide tópico leve costuma aliviar o desconforto. Ocasionalmente pode se usar esteroides tópico mais potentes. AINEs orais, como o ibuprofeno 200 a 600 mg 3-4x/dia, podem ser utilizados como terapia inicial a fim de se reduzir o uso de esteroides.

É médico e tem interesse em contribuir com o Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um comentário

  1. Alessandra Aparecida Pereira Ferreira

    Exemente site para ajuda de estudantes e profissionais na área saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.