Epistaxe: ácido tranexâmico ou tampão nasal?

Pesquisadores compararam a eficácia do ácido tranexâmico e do tampão nasal em pacientes com epistaxe que faziam uso de drogas antiplaquetárias (aspirina, clopidogrel).

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em novo artigo do Academic Emergency Medicine, pesquisadores compararam a eficácia do ácido tranexâmico e do tampão nasal em pacientes com epistaxe que faziam uso de drogas antiplaquetárias (aspirina e/ou clopidogrel).

Para essa investigação, foi realizado um ensaio clínico randomizado em dois departamentos de emergência americanos. Dos 124 participantes com sangramento nasal selecionados, 62 receberam ácido tranexâmico tópico (500 mg em 5 mL) e 62 foram tratados com tampão nasal.

Em 10 minutos de tratamento, o sangramento foi interrompido em 73% dos pacientes no grupo ácido tranexâmico, em comparação com 29% no grupo tampão nasal (diferença = 44%, intervalo de confiança de 95%: 26% a 57%; p <0,001). Durante as primeiras 24h, 5% dos pacientes no grupo ácido tranexâmico e 10% dos pacientes do grupo tampão nasal passaram por reavaliações.

Na 1ª semana, 5% dos indivíduos que receberam do ácido tranexâmico e 21% dos que utilizaram tampão nasal sofreram sangramento recorrente (p = 0,007). Os pacientes do grupo ácido tranexâmico apresentaram maiores índices de satisfação (p <0,001). A alta em < 2 horas foi alcançada em 97% dos pacientes tratados com ácido tranexâmico versus 13% dos pacientes tratados com tampão nasal (p <0,001). Não houve eventos adversos relatados em nenhum dos grupos.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que o tratamento da epistaxe com ácido tranexâmico resultou em cessação hemorrágica mais rápida, menor recorrência em uma semana, menos tempo na emergência e maior satisfação do paciente.

Veja mais:Ácido tranexâmico: eficácia no tratamento da hemorragia está associada ao tempo de administração’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Zahed R et al. Topical tranexamic acid compared with anterior nasal packing for treatment of epistaxis in patients taking antiplatelet drugs: Randomized controlled trial. Acad Emerg Med 2017 Nov 10 | http://dx.doi.org/10.1111/acem.13345

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades