Eritromicina vs metoclopramida no posicionamento de sonda enteral pós-pilórica

O posicionamento da sonda enteral pós-pilórica permanece uma preocupação importante nas UTIs. Seria a eritromicina uma droga auxiliar promissora?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

A nutrição enteral por sonda é a melhor maneira de alimentar pacientes graves que não conseguem fazer a ingestão oral adequada. Nesse contexto, o posicionamento da sonda enteral pós-pilórica permanece uma preocupação importante nas unidades de terapia intensiva (UTIs). Seria a eritromicina uma droga auxiliar promissora nesse campo? Foi o que investigou um estudo publicado em novembro no periódico Intensive Care Medicine.

Para isso, pesquisadores realizaram um estudo prospectivo, controlado, randomizado, para comparar a eritromicina com metoclopramida para facilitar a colocação da sonda enteral pós-pilórica em 332 pacientes graves internados em UTIs na China. O desfecho primário foi o sucesso do procedimento definido como colocação da sonda.

LEIA MAIS: 10 pontos a serem considerados na prescrição médica do paciente grave

sonda enteral

Eritromicina vs metoclopramida

Os pacientes foram randomizados para receber eritromicina (n = 167) ou metoclopramida (n = 165). A taxa de sucesso da colocação da sonda foi de 57,5% (96/167) no grupo eritromicina e 50,3% (83/165) no grupo metoclopramida, o que representou uma diferença de 7,2% (IC 95%: – 3,5% a 17,9%).

As taxas de sucesso após atingir a segunda, terceira e quarta porção do duodeno ou além, e a parte proximal foram as mesmas entre os dois grupos. A incidência de eventos adversos também não diferiu.

Conclusões

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a eritromicina não é inferior à metoclopramida para facilitar o posicionamento de sonda enteral pós-pilórica em pacientes graves.

SAIBA MAIS: Como é a terapia nutricional no paciente grave?

Sobre a eritromicina

A eritromicina é um antimicrobiano da classe dos Macrolídeos utilizada na profilaxia da endocardite; amigdalite; impetigo; infecções do trato respiratório; sífilis primária; eritrasma; entre outros. Os efeitos adversos podem incluir distúrbios gastrointestinais, febre, dispneia, tosse e anafilaxia.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades