Eritropoetina na redução da displasia broncopulmonar moderada a grave em prematuros

Estudos demonstraram que eritropoetina pode melhorar o desenvolvimento de alvéolos e capilares pulmonares em modelos neonatais de DBP. 

Os avanços na área médica proporcionaram uma melhor taxa de sobrevivência em prematuros extremos, porém infelizmente a incidência de displasia broncopulmonar (DBP) não se alterou. Estudos em animais demonstraram que o tratamento com eritropoetina pode melhorar o desenvolvimento de alvéolos e capilares pulmonares em modelos neonatais de DBP. 

Leia também: O desenvolvimento neurológico de prematuros extremos é afetado pelo uso de opioides e benzodiazepínicos

Eritropoetina na redução da displasia broncopulmonar moderada a grave em prematuros

Child's foot with oximeter in intensive care unit

Métodos

Estudo retrospectivo em recém-nascidos prematuros com 23 a 32 semanas de idade gestacional, com peso de nascimento menor ou igual a 1.500 g, e que sobreviveram até 36 semanas de idade corrigida.  

Foram analisadas características do paciente, comorbidades, modalidades de tratamento, fatores de risco para DBP e resultado de alta. Esses dados foram comparados entre os pacientes que receberam eritropoetina e aqueles que não receberam.

Resultados

Foram estudados 1.821 bebês prematuros: 928 receberam eritropoetina e 893 não. Os pacientes do grupo que recebeu apresentaram menor idade gestacional, peso de nascimento e necessitaram de maior suporte respiratório inicial do que o grupo que não recebeu a eritropoetina. 

Saiba mais: O uso de diuréticos em neonatos prematuros com lesão renal aguda (LRA)

A análise estatística mostrou uma incidência reduzida de DBP moderada a grave no grupo tratado com eritropoetina (OR 0,62, IC 95% 0,48-0,79). 

Conclusão

O tratamento com eritropoetina em recém-nascidos prematuros com 23 a 32 semanas de idade gestacional foi associado a uma incidência reduzida de DBP moderada a grave com 36 semanas de idade gestacional corrigida, com uma menor taxa de DBP se início do tratamento nas primeiras 2 semanas de vida. 

Considerações finais

A DBP vem sendo amplamente estudada nos últimos anos na tentativa de identificar suas causas e possibilitar formas de prevenção e de tratamento. Entretanto, temos ainda um amplo campo a ser explorado em pesquisas e revisões sobre esse tema. 

Referências bibliográficas: 

  • Bui KCT, Kim R, Abbasi A, et al. Erythropoietin treatment is associated with a reduced incidence of moderate to severe bronchopulmonary dysplasia in preterm infants born at 23 to 32 weeks gestation. Pediatrics. 2020 July;146(1 MeetingAbstract): 372-373. doi: 10.1542/peds.146.1_MeetingAbstract.372-a

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.