ESC 2019: dapaglifozina reduz mortalidade na IC mesmo sem diabetes

No ESC 2019 foi apresentado um estudo que avaliou a dapaglifozina, um dos iGLT2, em pacientes com ICFER, mesmo sem diabetes. E o resultado foi excelente!

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Os inibidores SGLT2 já vinham ganhando destaque no tratamento do diabetes melito. Em ensaios clínicos anteriores, a droga mostrou na população com DM2 redução do risco cardiovascular, com maior efeito sobre a insuficiência cardíaca.

Fique por dentro dos principais estudos e diretrizes apresentados; baixe grátis nosso e-book ESC 2019!

Agora no ESC 2019 foi apresentado um estudo que avaliou a dapaglifozina, um dos iGLT2, em pacientes com ICFER, mesmo sem diabetes. E o resultado foi excelente!

O estudo recrutou 4744 pacientes com ICFER, FE < 40%, com terapia clínica otimizada, incluindo ressincronizador, se necessário, e classe funciona ≥ II. Os participantes foram randomizados para dapaglifozina 10 mg/dia ou placebo.

Os resultados mostraram uma redução significativa de morte cardiovascular em 18% e de 30% na piora da IC, incluindo o subgrupo sem diabetes! Além disso, a taxa de eventos adversos foi igual em ambos os grupos, mostrando segurança da droga.

Qual a mensagem prática?

Claro que esse resultado, por ser original, necessita ser replicado ainda. Mas a dapaglifozina vem ganhando espaço como primeira linha no diabético cardiopata e põe o primeiro “pezinho” na ICFER em geral.

Mais do ESC 2019:

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.