ESC 2019: rivaroxabana em monoterapia na DAC estável

Um estudo japonês, publicado na NEJM e apresentado no ESC 2019, mostrou que basta a rivaroxabana para pacientes com DAC estável.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O Portal PEBMED vai trazer as principais novidades do congresso 2019 da ESC 2019, que acontece entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro. Confira todos os artigos clicando aqui.

Em pacientes com doença arterial coronariana, é recomendada dupla antiagregação plaquetária por um ano após um evento agudo e/ou após angioplastia com stent farmacológico. Nas pessoas com indicação para anticoagulação oral isso pode ser um problema, pelo alto risco de sangramento com a chamada “terapia tripla”. Por isso, diretrizes recentes sugerem que neste primeiro ano seja administrada uma combinação de um antiplaquetário + DOAC (ou NOAC). Mas, e depois? Mantém ambos?

Um estudo publicado na NEJM e apresentado no ESC 2019 mostrou que basta a rivaroxabana. O estudo japonês recrutou pacientes com DAC estável, sem angioplastia prévia, ou com angioplastia há mais de um ano. E comparou dois tratamentos: rivaroxabana monoterapia versus rivaroxabana + AAS. A população tinha idade média 74 anos, 79% do sexo masculino, 42% diabéticos, 13% com AVC prévio e 35% com IAM prévio. 

O estudo foi interrompido antes do final pois houve maior mortalidade no grupo com terapia combinada, às custas de um maior risco de sangramento. A monoterapia com rivaroxabana mostrou redução nos eventos cardiovasculares (28%), mortalidade geral (45%) e menos sangramento (41% a menos).

Qual a mensagem prática? Em pacientes com DAC estável, com angioplastia há mais de um ano, e indicação de anticoagulação por outro motivo (ex: FA), a monoterapia com rivaroxabana é mais eficaz e segura em relação à combinação com AAS.

Mais do ESC 2019:

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.