ESC 2019: veja as recomendações da diretriz sobre dislipidemia

A diretriz do último congresso da European Society of Cardiology (ESC 2019) sobre dislipidemia é, como todos os textos deles, bem didático e completo.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A diretriz do último congresso da European Society of Cardiology (ESC 2019) sobre dislipidemia é, como todos os textos deles, bem didático e completo. Há diversas figuras que ajudam muito a entender as orientações. Uma característica ainda própria desse modelo europeu é sempre procurar trazer dicas e recomendações mesmo onde a evidência científica não seja tão robusta, tornando mais prático do dia a dia o emprego da diretriz. No nosso texto, temos o resumo e as principais novidades.

Fique por dentro dos principais estudos e diretrizes apresentados; baixe grátis nosso e-book ESC 2019!

Onde tudo começa: na estratificação do risco cardiovascular

Em linha com nossa reportagem sobre “prevenção primária das doenças cardiovasculares”, a dislipidemia não pode ser vista como uma doença isolada, mas sim no conjunto com os demais fatores de risco para aterosclerose, sua principal complicação. Por isso, na consulta, é necessária além da história e do exame físico, informações sobre histórico familiar de cardiopatia, pressão arterial, perfil lipídico, glicemia e hemoglobina glicada, função renal, tabagismo e hábitos de vida.

Agora, você deve separar condições de alto e muito alto risco que já são evidentes nessa etapa: renais crônicos avançados, diabetes melito de longa data e doença cardiovascular estabelecida (neste último caso, a profilaxia é secundária e sempre devemos usar estatina), entre outras (veja tabela abaixo). Caso o seu paciente não se enquadre nessas situações, siga para a próxima etapa.

A partir destes dados, o médico deve utilizar uma calculadora e estimar o risco cardiovascular (RCV). Essas calculadoras são indicadas para pacientes > 40 anos de idade. Os europeus recomendam o SCORE, mas ele é validado apenas por lá. Aqui no Brasil, a SBC utiliza o escore de risco global, baseado na equação de Framingham, e a American Heart calibrou o seu ASCVD risk. Não há consenso de qual delas é mais precisa. Então, escolha um e use.

Ao final, o paciente deverá ser classificado em uma dessas categorias:

Categoria Critérios de Inclusão
Muito alto risco Doença aterosclerótica (mesmo se assintomática)

Obstrução arterial ≥ 50%

DM: com lesão de órgão-alvo e/ou ≥ 3 fatores de risco e/ou DM1 duração > 20 anos

DRC estágios ≥ IIIb

SCORE ≥ 10%

Hipercolesterolemia familiar com aterosclerose subclínica ou outro fator de risco “major”

Alto risco Fator de risco isolado muito alterado, como PA ≥ 180/110 mmHg ou LDL ≥ 190 mg/dl

Hipercolesterolemia familiar sem fatores de risco associados

DRC estágios II e IIIa

Diabetes sem lesão órgão-alvo e (≥ 10 anos ou fator de risco associado)

SCORE 5-10%

Risco intermediário DM < 10 anos de duração + idade jovem (tipo 1 < 35 anos ou tipo 2 < 50 anos)

SCORE 1-5%

Baixo risco SCORE < 1%

Nos pacientes de perfil intermediário, há dúvida sobre o real benefício das estatinas. Por isso, pode ser necessário complementar as informações, em busca da presença ou não de aterosclerose subclínica. As opções disponíveis são:

  • US com espessura intimal carotídea ou femoral;
  • Albuminúria;
  • Proteína C reativa;
  • Lipoproteína(a) e ApoB;
  • Escore de cálcio.

Destas, o escore de cálcio é o mais validado e ganha a preferência como recomendação número 1. Mas a diretriz europeia traz vários elogios à dosagem de Lipoproteína(a) e ApoB-100.

Como tratar

Aqui, a diretriz é clara: trace uma meta e use a estatina necessária para alcançá-la. Qualquer outro tratamento só entra depois da estatina estar no máximo! Neste caso, a primeira opção adjuvante é o ezetimibe 10 mg e a segunda, após associação estatina + ezetimibe, são os inibidores PCSK9.

Metas de LDL e recomendações de tratamento como profilaxia primária:

Outras dicas da diretriz:

  1. Adeus ao jejum nos exames de sangue para lipidograma!
  2. Como regra geral, a meta nos pacientes de risco alto ou muito alto é reduzir o LDL em > 50% e para níveis menores aos mostrados na tabela acima, o que for maior.
  3. Ratificando nossa reportagem prévia, a diretriz recomenda ômega-3 para triglicerídeos entre 150-400 mg/dl em pacientes de alto risco cardiovascular. O estranho é que, ao contrário das diretrizes brasileira e americana, eles mantiveram o fibrato como opção se TG > 200 mg/dl.
  4. Acima de 75 anos, o benefício da estatina é menor e há de se considerar o grau de fragilidade. Como regra geral, a estatina fica indicada nas situações de alto e muito alto risco.

Tenha a abordagem da dislipidemia na palma da sua mão com o Whitebook! O maior aplicativo médico do Brasil!

Referências bibliográficas:

  • Mach F, etal. 2019 ESC/EAS Guidelines for the management of dyslipidaemias: lipid modification to reduce cardiovascular risk: The Task Force for the management of dyslipidaemias of the European Society of Cardiology (ESC) and European Atherosclerosis Society (EAS). European Heart Journal, ehz455, https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehz455

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.