ESC 2020: Cardiopatas com Covid-19 devem manter o uso de IECA e/ou BRA?

Desde o início da pandemia da Covid-19, postula-se que a manutenção do uso de IECAs e BRAs poderia piorar o desfecho da doença.

Desde o início da pandemia da Covid-19, postula-se que a manutenção do de IECAs e BRAs (excluindo-se o sacubitril-valsartano), poderia piorar o desfecho da doença, levando ao desenvolvimento de uma forma grave e fatal da Covid-19. A teoria se baseia no conhecimento fisiopatológico da inter-relação entre a fisiopatologia do SARS-Cov-2 e o mecanismo bioquímico de ação dos medicamentos anti-hipertensivos inibidores do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA).

Estudos observacionais que trouxeram alguma informação a respeito da questão mostraram resultados conflitantes. Alguns especialistas chegaram a sugerir potencial benefício em se manter o uso das referidas medicações mediante diagnóstico da infecção. Tem-se discutido a questão de se manter ou suspender uso dos inibidores do SRAA frente a um diagnóstico de Covid-19 com base apenas em conhecimento fisiopatológico e em dados preliminares não definitivos, oriundos de estudos clínicos observacionais.

IECAs ou BRAs na Covid-19

Ontem, no último dia do congresso da European Society of Cardiology (ESC 2020),  foi publicado e apresentado o BRACE CORONA trial, um ensaio clínico randomizado, pragmático, multicêntrico, que avaliou o impacto de se descontinuar tratamento clínico com IECAs ou BRAs nos resultados clínicos de pacientes hospitalizados por Covid-19 em suas formas leve e moderada.

A grande importância desse estudo clínico randomizado residiu na já conhecida associação entre comorbidades cardiovasculares e piora de desfechos clínicos na Covid-19. Também tem-nos chamado bastante a atenção o conhecimento da possível relação fisiopatológica entre fármacos rotineiramente utilizados no tratamento de importantes e frequentes morbidades cardiovasculares e alterações em desfechos clínicos da infecção. A grande questão seria descontinuação ou manutenção do uso dessas medicações frente ao diagnóstico da citada doença.

O conhecimento da fisiopatologia da Covid-19, principalmente do fato de o vírus SARS-Cov-2 utilizar-se do receptor de angiotensina 2, R-AG2, localizado principalmente na membrana plasmática do pneumócito, para adentrar essa célula e iniciar, gerou hipóteses inúmeras hipóteses teóricas. Algumas postulam potencial benefício, ao passo que outras, possível malefício associado com a manutenção do uso dessas medicações em pacientes que venham a ter o diagnóstico.

A principal preocupação clínica tem sido que a inibição do SRAA possa vir a determinar um desfecho mais grave em pacientes com a Covid-19, caso as medicações responsáveis por essa inibição do SRAA (IECAs eBRAs) sejam continuadas frente ao diagnóstico. Estudos observacionais a respeito são conflitantes até o presente momento.

Alguns pesquisadores e especialistas, publicando editoriais com suas opiniões em renomadas revistas científicas, postularam, com base em conhecimento fisiopatológico apenas, ainda no início da pandemia, que o efeito de uso crônico e manutenção das referidas medicações tenderia a piorar desfechos na Covid-19. Após alguns estudos observacionais demonstrarem resultados conflitantes, observaram-se algumas opiniões de especialistas considerando o oposto do antes referido, ou seja, possível benefício na Covid-19, associado à manutenção do uso dos citados fármacos.

Resultados do BRACE CORONA

O BRACE CORONA trial trouxe-nos uma evidência clínica de alto valor científico, como primeiro estudo randomizado que comparou descontinuação versus manutenção de medicamentos inibidores do SRAA (IECAs e BRAs) em pacientes com Covid-19.

O estudo mostrou que não houve nenhuma diferença nos desfechos clínicos entre as duas estratégias, descontinuação ou manutenção dos medicamentos que inibem o SRAA, nos desfechos clínicos da Covid-19.

Mais do ESC 2020:

Referência bibliográfica:

  • Lopes RD, Macedo AVS, de Barros E Silva PGM, et al. Continuing versus suspending angiotensinconverting enzyme inhibitors and angiotensin receptor blockers: Impact on adverse outcomes in hospitalized patients with severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2)–The BRACE CORONA Trial. Am Heart J. 2020;226:49-59. doi:10.1016/j.ahj.2020.05.002

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.