ESC 2021: é possível encurtarmos ainda mais o tempo de uso de DAPT após implante de stent farmacológico?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O estudo MASTER-DAPT, apresentado ontem no congresso da European Society of Cardiology (ESC 2021), testou, em um ensaio clínico multicêntrico, randomizado e aberto, a possível não inferioridade de se encurtar ainda mais do que as recomendações das diretrizes atuais o tempo de uso de dupla antiagregação plaquetária (DAPT) após implante de stent farmacológico, em plataforma bioabsorvível, arrolando mais de 4 mil pacientes portadores de alto risco de sangramento.

No momento atual, em se implantando um stent farmacológico na terapêutica para uma síndrome coronariana aguda (SCA), o tratamento com dupla antiagregação plaquetária deve ser feito por um ano. Caso o paciente em questão possua alto risco para sangramento, as atuais diretrizes dizem que o tempo de DAPT pode ser reduzido para seis meses.

Já no contexto de implantar-se eletivamente um stent farmacológico, deve-se usar terapia farmacológica de DAPT por seis meses e caso se trate de paciente com alto risco para sangramento, pode-se reduzir o tempo de uso da dupla antiagregação plaquetária para três meses.

medicamentos de uso para DAPT

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

MASTER-DAPT

Nesse estudo, os pacientes foram aleatoriamente randomizados para receberem dupla antiagregação plaquetária ou por 3 meses ou por um mês, após uma angioplastia coronária (emergencial ou eletiva) com o implante de um stent farmacológico bioabsorvível, eluído com sirolimus.

Os desfechos primários escolhidos foram compostos e incluíam morte por qualquer causa, IAM, AVC, sangramento importante, sangramento não importante clinicamente relevante.

Os resultados do estudo mostraram que a denominada terapia abreviada (um mês de terapia antiplaquetária dupla após a angioplastia coronária) não foi inferior ao tratamento padrão para implante de stent farmacológico em pacientes com alto risco de sangramento (três meses de uso de dupla antiagregação plaquetária). Além disso, o estudo também mostrou que o uso da terapêutica antiplaquetária dupla por apenas um mês, como seria de se esperar, resultou em menor incidência de sangramento.

Foram destacadas algumas limitações do estudo, sendo uma delas o momento em que o estudo foi realizado, quando ainda não fora publicado estudo que atualmente permite-nos encurtarmos o tempo de terapia tripla, quando indicada, podendo esse uso mais prolongado de terapia tripla (nos casos indicados) ter tido alguma interferência nos resultados do estudo. Também pode ter limitado a aplicabilidade direta dos resultados a randomização exclusiva de pacientes que receberam stent farmacológico em plataforma bioabsorvível.

Estamos realizando a cobertura do congresso. Fique ligado no Portal PEBMED!

Veja mais do ESC 2021:

Autor:

Referência bibliográfica:

  • Valgimigli M, et al. Dual Antiplatelet Therapy after PCI in Patients at High Bleeding Risk. New England Journal of Medicine. August 28, 2021. DOI: 10.1056/NEJMoa2108749
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar