ESC 2021: é possível encurtarmos ainda mais o tempo de uso de DAPT após implante de stent farmacológico?

O trial MASTER-DAPT, apresentado no ESC 2021, avaliou a possibilidade de se encurtar ainda mais o tempo de uso de DAPT após stent farmacológico

O estudo MASTER-DAPT, apresentado ontem no congresso da European Society of Cardiology (ESC 2021), testou, em um ensaio clínico multicêntrico, randomizado e aberto, a possível não inferioridade de se encurtar ainda mais do que as recomendações das diretrizes atuais o tempo de uso de dupla antiagregação plaquetária (DAPT) após implante de stent farmacológico, em plataforma bioabsorvível, arrolando mais de 4 mil pacientes portadores de alto risco de sangramento.

No momento atual, em se implantando um stent farmacológico na terapêutica para uma síndrome coronariana aguda (SCA), o tratamento com dupla antiagregação plaquetária deve ser feito por um ano. Caso o paciente em questão possua alto risco para sangramento, as atuais diretrizes dizem que o tempo de DAPT pode ser reduzido para seis meses.

Já no contexto de implantar-se eletivamente um stent farmacológico, deve-se usar terapia farmacológica de DAPT por seis meses e caso se trate de paciente com alto risco para sangramento, pode-se reduzir o tempo de uso da dupla antiagregação plaquetária para três meses.

medicamentos de uso para DAPT

MASTER-DAPT

Nesse estudo, os pacientes foram aleatoriamente randomizados para receberem dupla antiagregação plaquetária ou por 3 meses ou por um mês, após uma angioplastia coronária (emergencial ou eletiva) com o implante de um stent farmacológico bioabsorvível, eluído com sirolimus.

Os desfechos primários escolhidos foram compostos e incluíam morte por qualquer causa, IAM, AVC, sangramento importante, sangramento não importante clinicamente relevante.

Os resultados do estudo mostraram que a denominada terapia abreviada (um mês de terapia antiplaquetária dupla após a angioplastia coronária) não foi inferior ao tratamento padrão para implante de stent farmacológico em pacientes com alto risco de sangramento (três meses de uso de dupla antiagregação plaquetária). Além disso, o estudo também mostrou que o uso da terapêutica antiplaquetária dupla por apenas um mês, como seria de se esperar, resultou em menor incidência de sangramento.

Foram destacadas algumas limitações do estudo, sendo uma delas o momento em que o estudo foi realizado, quando ainda não fora publicado estudo que atualmente permite-nos encurtarmos o tempo de terapia tripla, quando indicada, podendo esse uso mais prolongado de terapia tripla (nos casos indicados) ter tido alguma interferência nos resultados do estudo. Também pode ter limitado a aplicabilidade direta dos resultados a randomização exclusiva de pacientes que receberam stent farmacológico em plataforma bioabsorvível.

Estamos realizando a cobertura do congresso. Fique ligado no Portal PEBMED!

Veja mais do ESC 2021:

Referência bibliográfica:

  • Valgimigli M, et al. Dual Antiplatelet Therapy after PCI in Patients at High Bleeding Risk. New England Journal of Medicine. August 28, 2021. DOI: 10.1056/NEJMoa2108749

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.