ESC 2021: qual é a meta pressórica ideal em pacientes hipertensos idosos?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Para tentar determinar de maneira embasada em evidência a meta pressórica ideal em idosos hipertensos – ainda não definida na literatura científica – foi concebido o STEP trial, apresentado, ontem, no congresso da European Society of Cardiology (ESC 2021).

Atualmente temos evidências e recomendações ainda pouco consistentes em termos de especificidade em relação à meta pressórica ideal para pacientes idosos hipertensos.

Segundo a diretriz do American College of Physicians-American Academy of Family Physicians, a meta em idosos hipertensos é manter-se a pressão arterial sistólica (PAS) abaixo de 150 mmHg, enquanto a diretriz europeia indica manter a PAS entre 130 e 139 mmHg.

Assim sendo, a meta específica ideal de manutenção da PAS em idosos ainda se faz desconhecida.

técnica aferindo meta pressórica em idosos

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Meta pressórica em idosos

Nesse contexto e como tentativa de clarificar essa questão, o ensaio clínico STEP trial, incluiu cerca de 8.500 pacientes, dividindo-os aleatoriamente em dois grupos: grupo de tratamento padrão (meta de manutenção da PAS entre 130 e 150 mmHg) e grupo de tratamento intensivo (meta de manutenção da PAS entre 110 e 130 mmHg).

O desfecho primário do estudo foi um composto de AVC, IAM, angina instável com hospitalização, revascularização coronariana, fibrilação atrial, morte por causa cardiovascular.

O acompanhamento dos pacientes após a randomização ocorreu por por 3,3 anos. Os resultados favoreceram de maneira estatisticamente significativa o chamado tratamento intensivo na população de idosos (60-80 anos) hipertensos, observando-se significativa menor incidência dos eventos cardiovasculares pré-especificados no desfecho primário composto cardiovascular descrito acima.

Comentário do autor

Nesse ECR multicêntrico controlado, com seguimento de quase quatro anos e cerca de 8 mil pacientes inscritos, a chamada meta de tratamento intensivo, com PAS na faixa de 110 a 130 mmHg, foi significativamente superior em reduzir AVC, IAM, angina instável com hospitalização, revascularização coronariana, fibrilação atrial e morte por causa cardiovascular, comparada às metas atualmente recomendadas pelas principais diretrizes médicas.

Veja mais do ESC 2021:

Autor:

Referência bibliográfica:

  • Zhang W, et al. Trial of Intensive Blood-Pressure Control in Older Patients with Hypertension. New England Journal of Medicine. August 30, 2021. DOI: 10.1056/NEJMoa2111437
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar