Escassez de profissionais na APS influencia nos índices de contágio e mortalidade por Covid-19?

Regiões com serviços de APS apresentam melhores índices relacionados à Covid-19, por ajudarem na diminuição de sua transmissão e tratamento.

Os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) possibilitam à população um maior acesso a cuidados médicos, como a testes diagnósticos e tratamentos. Da mesma maneira, conseguem organizar melhor seus territórios do ponto de vista de vigilância em saúde, atuando com maior eficácia com ações preventivas e de promoção. Por isso, imagina-se que as regiões com serviços de APS apresentem melhores índices relacionados à Covid-19, por ajudarem na diminuição de sua transmissão e por tratarem os pacientes antes do agravamento do quadro.

Para investigar essa correlação, pesquisadores dos Estados Unidos analisaram os índices de contágio e de mortalidade por Covid-19, comparativamente entre regiões com e sem escassez de profissionais de APS em seu país, que apresenta uma distribuição desproporcional dos impactos da pandemia.

Leia também: Covid-19: quais as recomendações sobre as ações de Vigilância à Saúde pela APS?

APS pode ajudar a melhorar a situação da pandemia de Covid-19

Método do estudo

A partir de dados extraídos de bases oficiais sobre a população dos EUA e sobre novos casos e mortes por Covid-19, o estudo definiu o período de 8 semanas, entre 22 de março e 16 de maio de 2020, para a análise. As regiões analisadas (condados) foram então também vinculadas a 6 variáveis socioeconômicas, incluindo pobreza, desemprego, idade superior a 65 anos e baixo grau de escolaridade, de modo a avaliar o possível viés de confundimento. Os condados com um número reduzido de profissionais médicos generalistas proporcionalmente à sua necessidade por serviços de APS foram classificados como regiões com escassez de profissionais de saúde de APS (Health Professional Shortage Areas).

Durante o período estudado, 1.381.197 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 e 85.097 morreram pela doença. Dos condados, 170 (13,2%) foram considerados como tendo escassez de profissionais de APS e 1121 (86,8%) como não tendo. Os índices de contágio e de mortalidade foram maiores nos condados com escassez (30.9 vs 18 e 1.1 vs 0,7 por 100 mil habitantes, respectivamente). O estudo demonstra que essa associação entre pouca oferta de serviços de APS e maiores índices de Covid-19 se mantém mesmo em modelo ajustado às características sociodemográficas.

Saiba mais: Qual é o papel da APS com o aumento da violência doméstica na pandemia de Covid-19?

Conclusão

Mesmo com as limitações da pesquisa, levando-se em conta que se trata de um estudo observacional transversal, com a possibilidade de influência de outros fatores de vulnerabilidade médicos e sociais desconhecidos, a relação entre a dificuldade de acesso à APS e um maior impacto da Covid-19 na comunidade se evidencia. Ainda que sem uma determinação causal definida, essa associação, por si só, deve ser levada em consideração.

Através da educação e da promoção em saúde, das orientações e medidas preventivas — individuais e comunitárias, do diagnóstico precoce, do manejo dos casos leves e da identificação oportuna de casos graves e de pacientes com fatores de risco, a APS ajuda a organizar o sistema de saúde diante da pandemia, bem como a, naturalmente, reduzir seus impactos. O fortalecimento desse nível de atenção é, mais do que nunca, premente para a garantia da qualidade do cuidado em saúde da população; seja nos EUA ou no Brasil.

Referências bibliográficas:

  • Ku BS, Druss BG. Associations Between Primary Care Provider Shortage Areas and County-Level Covid-19 Infection and Mortality Rates in the USA [published online ahead of print, 2020 Aug 21]. J Gen Intern Med. 2020;1-2. doi:10.1007/s11606-020-06130-4

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.