Esclerose múltipla: consumo excessivo de gordura está relacionado com risco de recorrência em crianças

Pesquisadores analisaram os efeitos da alimentação sobre a taxa de recorrência da EM em crianças, faixa etária que apresenta maior taxa de reincidência.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

O papel da dieta na esclerose múltipla (EM) continua a ser amplamente desconhecido. Pensando nisso, pesquisadores analisaram os efeitos da alimentação sobre a taxa de recorrência da EM em crianças, faixa etária que apresenta maior taxa de reincidência. Os resultados foram publicados essa semana no Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry.

Para isso, foi realizado um estudo multicêntrico em 11 centros pediátricos de EM nos Estados Unidos. Pacientes com esclerose múltipla recorrente-remitente (EMRR) ou síndrome clinicamente isolada com início da doença antes dos 18 anos de idade e duração inferior a 4 anos foram incluídos (n = 219). Durante cerca de 2 anos de follow-up, 43% tiveram uma recorrência.

Veja também: ‘Esclerose Múltipla para não neurologistas’

Após os ajustes para fatores de confusão, cada aumento de 10% na ingestão de gorduras aumentou o risco de recorrência em 56% (HR 1,56; IC de 95%: 1,05 a 2,31; p = 0,027), e cada aumento de 10% de gorduras saturadas triplicou esse risco (HR 3,37; IC de 95%: 1,34 a 8,43; p = 0,009). Em contraste, cada equivalente a uma porção adicional de vegetais diminuiu o risco de recorrência em 50% (HR 0,50; IC de 95%: 0,27 a 0,91; p = 0,024).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que, em crianças com EM, a ingestão de gorduras, especialmente as saturadas, pode aumentar o risco de recorrência; em contrapartida, consumir vegetais pode oferecer proteção independente.

E mais: ‘Nem toda dieta vegetariana é boa para o coração’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Azary S, Schreiner T, Graves J, et al Contribution of dietary intake to relapse rate in early paediatric multiple sclerosis J Neurol Neurosurg Psychiatry Published Online First: 09 October 2017. doi: 10.1136/jnnp-2017-315936

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades