Escores SOFA x qSOFA na sepse

A sepse é uma condição clínica de elevada importância em decorrência da morbimortalidade em pacientes críticos. De acordo com a Global Sepsis Alliance, atinge 27 milhões de pessoas no mundo por ano.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A sepse é uma condição clínica de elevada importância em decorrência da morbimortalidade em pacientes críticos. De acordo com a Global Sepsis Alliance, atinge 27 milhões de pessoas no mundo por ano. O estudo que embasou o uso do SOFA e do quickSOFA foi inicialmente realizado em hospitais da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A abordagem e estratégia terapêutica na sepse vai além da antibioticoterapia na primeira hora e reposição da volemia, e seu reconhecimento precoce salva vidas.

O conceito mais recente a define como uma infecção associada à disfunção orgânica (sepse 3.0, ano de 2016). O uso de drogas vasopressoras para manter uma pressão arterial média acima de 60 mmHg ou lactato acima do que 2 mmol/L, mesmo após adequada reposição volêmica, está relacionado ao conceito de choque séptico.

O escore SOFA é considerado padrão ouro no diagnóstico da sepse e está relacionado a maior mortalidade; todavia não é prático, pois envolve parâmetros laboratoriais (plaquetas, creatinina, bilirrubinas, PaO2). O escore varia de 0 a 4, e uma pontuação igual ou superior a 2 representa disfunção orgânica.

Uma tentativa de selecionar os pacientes com maior potencial de complicação envolve o escore quickSOFA, tendo como parâmetros: PA sistólica <100 mmHg, FR>22irpm e GCS<15. Cada variável conta 1 ponto (0 a 3) e pontuação igual ou maior a 2 sugere maior mortalidade e aumento de permanência em UTI. O qSOFA, apesar de não ser útil como diagnóstico, pode ser uma ferramenta de triagem útil, permitindo selecionar os pacientes que possuem um risco aumentado de pior desfecho.

Surviving Sepsis 2018: o que muda na sepse com essa atualização?

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags