Escrivão no consultório diminui tempo que médico gasta com documentação?

A ajuda de um escrivão otimiza o tempo gasto com documentação eletrônica e registros de saúde? É o que uma pesquisa deste ano tentou descobrir. Confira:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Ser multitarefa é uma qualidade cada vez mais em voga atualmente, porém realizar várias atividades ao mesmo tempo pode sobrecarregar o indivíduo, causar estresse, prejudicar o organismo e, ao contrário do que se pensa, impactar negativamente na produtividade. O profissional de saúde não está isento do acúmulo de função no cotidiano hospitalar. Conforme revela uma pesquisa de 2016, para cada hora gasta com um paciente, o médico leva duas horas no preenchimento de registros e documentações.

Mas esse quadro pode ser amenizado. De acordo com um estudo publicado na revista Jama Internal Medicine em setembro, a ajuda de um escrivão otimiza o tempo gasto com documentação eletrônica e registros de saúde e permite que o médico priorize outras tarefas.

Leia mais: Prós e contras do ‘escrivão médico’

O estudo randômico e cruzado, realizado entre 2016 e 2017, contou com 18 clínicos gerais provenientes de dois centros médicos. A pesquisa acompanhou os voluntários durante 12 meses. Os profissionais foram divididos aleatoriamente em dois grupos: o primeiro recebeu o auxílio de um escrivão durante 3 meses e o segundo não teve o acompanhamento; depois deste prazo, o processo foi invertido e o primeiro grupo ficou sem o profissional por mais 3 meses e o segundo grupo passou a contar com o escriturário.

O processo alternado continuou por um ano. Ao final do levantamento, os clínicos gerais responderam a um questionário de seis perguntas; os pacientes responderam à mesma pesquisa, mas após cada visita do escrivão. Conforme demonstram os resultados, em comparação com os períodos sem o escrivão no consultório, o auxílio do profissional quando este esteve presente significou menos horas-extras gastas com documentação de prontuário eletrônico, tanto em dias úteis quanto nos fins de semana (<1 hora diária durante a semana: Odds Ratio ajustada [aOR], 18,0; IC 95% [4,7-69,0]; < 1 hora diária durante o fim de semana: aOR 8,7; IC 95% [2,7-28,7]).

A otimização do tempo também impactou na relação médico-paciente, pois os clínicos passaram cerca de 75% do atendimento interagindo com o paciente (aOR 295,0; IC 95% [19,7 a >900]) e menos de 25% deste prazo foi gasto em frente ao computador (aOR 31,5; IC 95% [7,3-136,4]).

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Mishra P, Kiang JC, Grant RW. Association of Medical Scribes in Primary Care With Physician Workflow and Patient Experience. JAMA Intern Med. Published online September 17, 2018. doi:10.1001/jamainternmed.2018.3956

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades