Esôfago curto: Estudo revisa questões históricas e atuais relacionadas ao seu tratamento

O trabalho publicado na Annals of Surgery revisa questões do tratamento da doença do refluxo em pacientes diagnosticados com esôfago curto. Saiba mais.

Esôfago curto é um tema muitas vezes abordado em congressos e possui algumas elegantes técnicas para o alongamento do segmento intra-abdominal. Por definição, esta é uma condição caracterizada quando a porção intra-abdominal do esôfago é menor que 1,5 cm, mesmo após uma ampla liberação do esôfago torácico. Este segmento intra-abdominal curto inviabiliza o tratamento clássico com a fundoplicatura gástrica ao redor do esôfago.

O trabalho publicado na Annals of Surgery revisa questões históricas e atuais  relacionadas ao tratamento da doença do refluxo em pacientes diagnosticados com esôfago curto. Uma das hipóteses discutidas é que com o incremento do uso de inibidores de bomba de próton (IBP), há uma menor retração cicatricial assim são menos diagnosticados e os procedimentos de alongamento esofágicos deveriam ser descontinuados. 

Saiba mais: QT x QRT como neoadjuvantes no câncer de esôfago: qual a abordagem mais efetiva? 

esôfago curto

Métodos

Estudo retrospectivo com aquisição de dados de todos os pacientes consecutivamente operados em um mesmo centro no período de 2040 a 2017 na Itália. O acompanhamento analisou os sintomas e achados relacionados a doença do refluxo, assim como comparou dados intra-operatórios do segmento de esôfago abdominal. 

Durante a cirurgia foi realizada a medição do segmento do esôfago abdominal com auxilio de endoscópico e sem nenhuma tração do estômago. Segmentos menores que 1,5 cm foram caracterizados como esôfago curto e aqueles que retornavam para uma posição intra-torácica, mesmo após a mobilização torácica, foram considerados ultra-curtos. 

A cirurgia realizada variava com o segmento de esôfago abdominal,e nos casos de esôfago curto realizava-se uma cirurgia de collins ou em pacientes com comorbidades a plicatura deliberadamente gastro-gástrica.

Resultados

No período de observação 311 pacientes foram incluídos no estudo com 213 (68,48%) realizaram a cirurgia de Nissen, 82 (26,37%) alongamento esofágico tipo Collins e 16 (5,15%) realizaram a funduplicatura ao redor do próprio esôfago. O segmento de esôfago torácico normalmente liberadao era maior quanto menor fosse o esôfago abdominal seno 8, 11 e 12 cm respectivamente para cirurgia de nissen, collins e plicatura gastro-gastrica. (p<0,0001). A taxa de complicação foi maior no grupo de Collins 5,7%, 2% na cirurgia de Nissen e 0% plicatura gastro-gástrica. 

Em todos os grupos houve uma melhora de sintomas e da qualidade de vida, com apenas 10 casos de recidiva da hernia de hiato (5 Nissen ; 4 Collins; 1 Gastro-gastro) e 12 pacientes referindo piora dos sintomas após a cirurgia, sendo que 7 destes foram reoperados por recidiva da hérnia e 5 reintroduzido terapia com IBP. Não houve diferença estatística de sintomas entre os grupos. 

Discussão

O uso da videolaparoscopia alterou os achados subjetivos para questão objetivas e mensuraveis durante a videolaparoscopia a qual pode ser gravada e discutida com outros cirurgiões. Um estômago herniado pode sofrer alterações em sua serosa e portanto em alguns casos ser difícil determinar com exatidão a transição esôfago-gástrica. Mesmo assim, historicamente nos casos onde a plicatura foi realizada de forma equivocada ao redor do próprio estômago os resultados a longo prazo apontam índices satisfatórios acima de 85%. 

No caso deste estudo onde em determinadas situações de fragilidade a plicatura foi posicionada deliberadamente gástrica apresentou resultados equivalentes.

Leia também: Evolução da displasia em esôfago de Barrett

Em conclusão, o esôfago curto está presente em quase um terço dos casos, e o uso histórico de plicaturas ao redor do estômago e até mesmo deliberadamente posicionada apresentam resultados similares e portanto a discussão sobre a necessidade de procedimentos de maior porte deve prosseguir.

Para levar para casa

Realmente, devemos repensar as indicações para cirurgia de esôfago curto especialmente em pacientes mais frágeis. O que se nota que mesmo uma válvula em posição gástrica pode apresentar uma importante melhoria da qualidade de vida do paciente e com uma cirurgia de menor porte e morbidades que as cirurgias de alongamento esofágico.

Referência bibliográfica:

  • Lugaresi M, Mattioli B, Daddi N, Bassi F, Pilotti V, Ferruzzi L, Mattioli S. True Short Esophagus in Gastroesophageal Reflux Disease: Old Controversies With New Perspectives. Ann Surg. 2021 Aug 1;274(2):331-338. doi: 10.1097/SLA.0000000000003582. PMID: 31490280. 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.