Especial de inverno: devo usar corticoides para tratar bronquiolite?

Por ter sintomatologia semelhante à da asma, podemos associar às duas doenças tratamentos similares. Porém devo usar corticoides para tratar bronquiolite? Confira:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A chegada do inverno traz consigo muito mais do que cachecol e chocolate quente. Nesta época do ano, as doenças sazonais do frio começam a ficar mais frequentes. Dentre as doenças virais as infecções de vias aéreas são as mais comuns. Entre os causadores, o vírus sincicial respiratório é grande protagonista. Entre as crianças ele é o grande responsável pelos episódios de bronquiolite, assunto de que vamos tratar aqui neste artigo.

corticoide - bronquiolite

 O que é bronquiolite?

A bronquiolite é uma doença respiratória que acomete crianças menores de dois anos. O acometimento é marcado por sintomas gripais de vias aéreas superiores (por exemplo, rinorreia) seguidos de sintomas de trato respiratório inferior decorrentes da inflamação de brônquios e bronquíolos causando sibilância e/ou estertoração.

Por ter um padrão de sintomatologia muito semelhante ao da asma, podemos com frequência associar às duas doenças tratamentos similares. Então surge o questionamento: devo utilizar corticoides para tratar a bronquiolite?

Em virtude disso o The NNT Group conduziu uma revisão sistematizada com metanálise de 17 estudos contendo 2956 pacientes avaliando riscos e benefícios do uso de corticoides no tratamento da bronquiolite. Os desfechos primários e secundários analisados foram:

  • taxa de internação hospitalar
  • tempo de internação
  • escores de gravidade clínica
  • saturação de O2
  • frequência respiratória e freqüência cardíaca
  • readmissões hospitalares (apenas em pacientes internados)
  • retorno ao serviço de saúde
  • testes de função pulmonar
  • sintomas e qualidade vida

A conclusão é de que o uso de corticoides não traz benefícios para o tratamento da bronquiolite aguda. A revisão evidenciou que apenas um ensaio clínico de alta qualidade, em que a terapia foi combinada com dexametasona oral e epinefrina nebulizada, resultou em uma redução significativa nas admissões até o dia 7 (NNT 11, 95% IC 7 a 76) e reduziu o tempo para alimentação normal e respiração tranquila.

Resultados

Os resultados do trabalho de Plint e colaboradores publicado em 2009 deve ser interpretado no âmbito de suas limitações. Trata-se de um único estudo publicado em um grande periódico com resultados estatísticos significativos para o incentivo ao uso de corticoides nesses casos. Contudo, ao se analisar o tratamento estatístico dos dados, percebemos uma comparação realizada entre quatro grupos para se determinar a recomendação ou não baseada no desfecho. Ao se corrigir à análise para técnicas estatísticas de comparação de múltiplos grupos o resultado positivo não se mantém.

Leia maisBronquiolite: manejo da doença e hospitalização – PEBMEDCast

Nenhum dos estudos evidenciou também danos associados ao uso de corticoides. Por outro lado, os desenhos dos estudos não foram realizados com base na análise de desfechos negativos, o que limita o poder de validade externa para esses resultados. Ou seja, não se tem evidências que determinem desfechos negativos do uso de corticoides em menores de dois anos por longo prazo.

Conclusão

A conclusão direta da revisão que responde nossa pergunta é: não se deve utilizar corticoides no tratamento da bronquiolite viral aguda, seu uso não apresenta benefício significativo em relação aos desfechos positivos esperados. O manejo adequado da bronquiolite viral aguda você encontra no Whitebook.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Fernandes RM, Bialy LM, Vandermeer B, Tjosvold L, Plint AC, Patel H, Johnson DW, Klassen TP, Hartling L. Glucocorticoids for acute viral bronchiolitis in infants and young children. Cochrane Database Syst Rev. 2013 Jun 4;6:CD004878. doi: 10.1002/14651858.CD004878.pub4. PubMed PMID: 23733383.
  • Plint AC, Johnson DW, Patel H, Wiebe N, Correll R, Brant R, Mitton C, Gouin S, Bhatt M, Joubert G, Black KJ, Turner T, Whitehouse S, Klassen TP; Pediatric Emergency Research Canada (PERC). Epinephrine and dexamethasone in children with bronchiolitis. N Engl J Med. 2009 May 14;360(20):2079-89. doi: 10.1056/NEJMoa0900544. PubMed PMID: 19439742

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades