Esporotricose: Rio de Janeiro tem aumento de 400% nos casos da doença

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Rio de Janeiro está passando por uma epidemia de esporotricose, doença que afeta principalmente gatos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Rio de Janeiro está passando por uma epidemia de esporotricose, doença que afeta principalmente gatos e pode passar para cachorros e humanos. Em 2016, foram registrados 400% casos a mais na cidade em comparação a 2015, totalizando mais de 13 mil atendimentos. Entre eles, mais de 500 pessoas foram atendidas com lesões cutâneas causadas pela infecção.

A doença é causada por um fungo e pode ser fatal em felinos, que adquirem a infecção por meio do contato com material orgânico em decomposição contaminado, como cascas de árvores, palhas, farpas, espinhos e o solo. A transmissão para humanos acontece por arranhões ou outros acidentes em que o fungo entra contato direto com a pele machucada.

A manifestação acontece por meio de lesões que aparecem como feridas no focinho e membros do animal. As feridas geralmente contêm pus e não cicatrizam, além de evoluírem rapidamente. Na cidade, institutos de veterinária atendem gratuitamente em São Cristóvão e Santa Cruz, e fazem o exame necessário, onde o material é colhido e levado para avaliação em laboratório.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Nas pessoas, é possível observar um pequeno caroço vermelho, no início da infecção, que pode virar uma ferida, ou uma fileira de nódulos avermelhados nas mãos, braços, pernas e rosto. Avaliar o exame dos animais possivelmente contaminados auxilia no diagnóstico final.

O tratamento é medicamentoso, com Itraconazol, e outros cuidados em casa são necessários, além da castração do animal e monitoramento correto, retornando à unidade de saúde nas datas previstas. Os gatos diagnosticados no início da infecção tem mais possibilidade de cura.

Referência:

https://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/rio-de-janeiro-tem-epidemia-de-esporotricose.ghtml

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades