Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Cardiologia / Esquizofrenia e diabetes têm as mesmas origens?

Esquizofrenia e diabetes têm as mesmas origens?

Acesse para ver o conteúdo

Inscreva-se gratuitamente para acessar esse conteúdo e muito mais no Portal PEBMED!

Tenha acesso ilimitado a quizzes, casos clínicos, novos estudos e diretrizes atualizadas.

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

Um estudo publicado na Lancet Psychiatry indica uma ligação entre o primeiro episódio de psicose e a resistência à insulina/tolerância diminuída à glicose. Pesquisadores descobriram que os marcadores bioquímicos de ambos os estados pré-diabéticos eram mais comuns em pacientes com o primeiro episódio de psicose do que em pares saudáveis.

500x120-usuarios

Para a meta-análise, os pesquisadores avaliariam se o primeiro episódio de psicose está associado a marcadores pre-diabéticos, para determinar se as ligações intrínsecas às doenças podem causar o desenvolvimento de distúrbios em uníssono.

Foram identificados 1.436 estudos, dos quais 12 foram incluídos na análise final, com 1.137 participantes. As análises combinadas mostraram que o primeiro episódio de psicose estava relacionado à resistência à insulina (diferença média de 0,30 [IC 95% 0,18 a 0,42]), tolerância à glicose prejudicada (diferença média de 1,31 [0,37 a 2,25]), e o número de pacientes com tolerância à glicose prejudicada (OR 5,44 [2,63 a 21,27]), mas não de glicose plasmática em jejum (diferença média de 0,03 mmol / L [-0,44 a 0,09]).

250-BANNER3

Mais sobre diabetes:

– Diabetes + coronariopatia: qual o melhor tratamento?
– Colesterol alto menor risco de diabetes?
– Complicações Agudas do Diabetes
– Diabetes Tipo 2: Os 13 Princípios do Tratamento
– Uso de células ß artificiais para o tratamento do diabetes tipo 1

Os resultados sugerem que pode haver uma ligação intrínseca entre controle glicêmico anormal e psicose. Esses resultados podem ajudar a explicar o aumento da prevalência de diabetes tipo 2 em pacientes com esquizofrenia e ter implicações para o tratamento.

Sabe-se que indivíduos com esquizofrenia morrem mais jovens do que a população em geral. Caso a hipótese esteja correta e os pacientes com esquizofrenia sejam intrinsecamente susceptíveis a índices glicêmicos anormais, além dos fatores de risco ambientais conhecidos aos quais podem estar expostos, os médicos devem mostrar maior vigilância à saúde física dos pacientes.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • The association between first-episode psychosis and abnormal glycaemic control: systematic review and meta-analysis. The Lancet. DOI: https://dx.doi.org/10.1016/S2215-0366(16)30262-0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.